Conheça os aspectos-chave mais importantes para evitar o reganho de peso e fazer com que os resultados obtidos com sua cirurgia bariátrica sejam contínuos e duradouros
A luta contra o excesso de peso e seus impactos na saúde é, por vezes, desgastante e desafiadora. Uma das formas mais eficientes de controlar a obesidade e doenças associadas é a cirurgia bariátrica.
No entanto, é fundamental ter em mente que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta, não uma “varinha mágica”, que, uma vez apontada para o problema, faz com que ele desapareça de modo definitivo.
Isso quer dizer que o procedimento cirúrgico, por si só, não é uma solução permanente para a obesidade. A bariátrica é uma eficiente ferramenta para perder peso, mas o paciente é o protagonista desta história e o maior responsável pela adoção de novos hábitos e melhora de sua qualidade de vida.
Contudo, sabemos das mudanças que a cirurgia bariátrica envolve, das dificuldades que precisam ser superadas e das rotinas saudáveis necessárias para o sucesso do tratamento. Para tanto, é imprescindível o envolvimento do paciente, da família e o acompanhamento especializado da equipe profissional transdisciplinar. Sem o comprometimento com as transformações e apoio necessários, poderá ocorrer reganho de peso.
Continue a leitura para compreender mais sobre aspectos-chave para evitar esse cenário e fazer com que os resultados obtidos com a sua cirurgia bariátrica sejam contínuos e duradouros.
Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica?
Se você realizou uma cirurgia bariátrica recentemente ou está se preparando para submeter-se ao procedimento, saiba que a sua participação ativa é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sua vida irá mudar consideravelmente a partir da bariátrica, mas para conseguir – e manter – os resultados conquistados será importante:
1. Seguir as orientações da equipe transdisciplinar
A cirurgia bariátrica é apenas um item na caixa de ferramentas para o sucesso da perda de peso em longo prazo. O compromisso do paciente com uma mudança permanente no estilo de vida é uma necessidade. Trabalhar ao lado de uma equipe de especialistas pode ajudá-la a realizar e manter as adequações ao seu novo estilo de vida.
O apoio da equipe transdisciplinar será fundamental para manter sua motivação e comprometimento, para monitorar progresso e necessidades de adequações na rotina e para garantir que está tudo certo com sua saúde no pós-operatório.
Todo esse cuidado é importante para que o paciente sinta-se amparado, apoiado e tenha todo o suporte para evitar o reganho de peso e o reaparecimento de doenças associadas à obesidade.
2. Compreender os fatores emocionais que levam ao consumo de alimentos em excesso
Muitos pacientes que decidem passar pela cirurgia bariátrica têm uma relação complicada com a alimentação. Alguns usam a comida como um mecanismo de escape ou mesmo enfrentamento de problemas, ao invés de uma fonte de energia e nutrição.
A alimentação emocional, com calorias vazias, é uma das razões que levam ao reganho de peso. Tenha em mente que situações de descontrole emocional e compulsão não são eliminadas na mesa cirúrgica.
Sendo assim, após a cirurgia bariátrica, é fundamental que o paciente reconecte sua mente e compreenda os fatores que os levam a utilizar a alimentação como forma de compensação de suas ansiedades e angústias por meio de apoio profissional.
3. Praticar regularmente atividades físicas
Incorporar uma rotina de atividades físicas ao seu estilo de vida irá ajudar a minimizar as chances de reganho de peso e levar a um estilo de vida mais saudável.
Afinal, o exercício físico é de grande importância na construção muscular e manutenção do peso após a cirurgia bariátrica.
Definir metas atingíveis é fundamental para construir consistência e criar o hábito. Isso deverá ser feito com o apoio e acompanhamento de um profissional especializado.
4. Cuidar da rotina de alimentação e suplementação
A orientação nutricional permitirá que pacientes bariátricos consumam alimentos adequados em cada fase do tratamento. A cirurgia bariátrica promove certa limitação na ingestão e absorção de diferentes nutrientes, por isso, o risco de desenvolver deficiências nutricionais torna-se ainda maior.
Uma dieta balanceada contendo proteínas magras, vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura e suplementos de vitaminas e minerais, deve ser promovida conforme indicação da equipe de nutrição clínica.
O acompanhamento transdisciplinar após a bariátrica será fundamental para evitar o reganho de peso e o surgimento de doenças relacionadas a eventual déficit nutricional, que podem se instaurar a partir do não cumprimento das recomendações.
Ademais, humor, concentração e até libido também podem sofrer com a falta de vitaminas após a cirurgia bariátrica e isso pode ser gatilho para deslizes na alimentação e para flexibilizações demasiadas no novo estilo de vida. Tudo isso contribui para que aconteça um novo ganho de peso.
5. Manter o foco no sucesso do tratamento em cada uma de suas fases
Você tomou uma grande decisão de se submeter à cirurgia bariátrica para perder peso e ter mais qualidade de vida. Agora, é importante que você siga as orientações da equipe transdisciplinar para conquistar e manter os resultados desejados.
O sucesso do seu tratamento ocorre com disciplina e dedicação ao longo das etapas demandadas. Para garantir a motivação para isso, respeite o seu tempo e caminhe de forma gradativa, sem desvios. Saiba que a chave para o sucesso é envolver-se em atividades, comportamentos e rotinas que resgatem os seus objetivos de saúde e apoiem seu novo estilo de vida. Lembre-se de que as consultas pós-operatórias são essenciais para ajudar os pacientes a permanecerem no caminho certo!
Continue acompanhando as publicações do Instituto Médico Sallet em nossas redes sociais e saiba mais sobre como manter uma vida saudável em nosso blog.
Respostas de 4
Após dois anos e 6 meses de cirurgia bariátrica comecei a ter reganho. De 64kg, subi para 74kg e isto tem me deixado desesperada, com medo que volte ao peso inicial da cirurgia (106kg). Sofro de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) a qual me leva a ter compulsão alimentar. Me sinto desmotivada, muito embora eu queira muito voltar a perder peso. Preciso de ajuda e orientação. Grata!
Jarlene, o ideal é que você realize o acompanhamento de perto de especialistas como nutris, psicólogos e psiquiatras para avaliar e cuidar não somente dos seus hábitos alimentares, mas também da sua saúde mental!
Gostaria muito de retornar o acompanhamento , só fui atendida por um ano. Sofri um acidente e fiz 4 cirurgias após e entrei depressão, mas infelizmente meu convênio Economus não atendia mais. E sinto muito a falta do acompanhamento da equipe. Obrigada!
Boa tarde, Alzeni.
Tudo bom?
A senhora pode entrar em contato com nossa equipe para consultar a possiblidade de atendimento via convênio ou as condições para o acompanhamento particular através do número (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).
Será um prazer te receber novamente!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.