Você sabia que, além de contribuir com a perda de peso, com a melhora na autoestima e qualidade de vida, a cirurgia bariátrica auxilia no tratamento de diversas doenças relacionadas à obesidade? A hipertensão, por exemplo, pode ser controlada a partir dos resultados do procedimento cirúrgico.
Neste artigo, compreenda melhor os benefícios da cirurgia bariátrica, incluindo sua atuação no combate à hipertensão. Acompanhe a seguir.
A cirurgia bariátrica e seus benefícios
A cirurgia bariátrica tem como objetivo alterar o sistema digestivo para diminuir a capacidade de comida tolerada pelo estômago e, consequentemente, as calorias absorvidas, facilitando a perda de peso e contribuindo para a cura ou tratamento de doenças associadas à obesidade.
Além da significativa perda de peso, a cirurgia bariátrica auxilia no tratamento de doenças como: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e respiratória, asma, diabetes, colesterol alto, entre outras.
A cirurgia também está diretamente associada a outras vantagens que garantem mais saúde e bem-estar ao paciente, como diminuição do risco de depressão, melhora da autoestima, da interação social e outras questões psicológicas.
No entanto, apesar dos benefícios, a cirurgia bariátrica possui contraindicações. Por isso, só pode ser realizada em pacientes que cumprem os requisitos médicos e que já tenham tentado outros métodos de tratamento antes do processo cirúrgico.
É o médico especialista, junto à equipe transdisciplinar, quem define a cirurgia bariátrica como solução para o caso do paciente. Isso porque o processo cirúrgico exige preparação com psicólogo, endocrinologista, nutricionista, entre outros especialistas. E, após a cirurgia, os cuidados e novos hábitos devem permanecer e continuar sendo acompanhados.
Cirurgia bariátrica e o combate à hipertensão
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 600 milhões de pessoas têm hipertensão arterial. E esse número tende a aumentar: estima-se que até 2025 o crescimento dos casos chegue a 60%.
Portanto, estratégias de combate a esse mal são muito importantes. Para os casos de pessoas obesas que optam pela cirurgia bariátrica, o procedimento cirúrgico pode mostrar-se um aliado.
Isso porque apenas o emagrecimento proporcionado já gera um impacto importante na redução da pressão arterial do paciente. Além disso, a cirurgia altera a produção de hormônios e outras substâncias de nosso organismo envolvidas no controle à hipertensão. Esses efeitos estão sendo acompanhados por meios de diversas pesquisas.
O HCor – Hospital do Coração -, por exemplo, realizou um estudo com 100 pacientes hipertensos, com grau e obesidade 1 e 2. Por meio dele, constatou-se que, após a cirurgia bariátrica, 83,7% dos participantes conseguiram controlar a hipertensão.
Os resultados combinam processo cirúrgico, associado ao tratamento medicamentoso e a novos hábitos. Com isso, mais de 80% das pessoas conseguiram reduzir em, no mínimo, 30% o uso de medicamentos, mantendo a pressão controlada. Já outros participantes, inclusive, conseguiram abandonar o uso de medicação.
Quer saber mais sobre as vantagens do processo cirúrgico? Então, leia o artigo que preparamos sobre os benefícios da cirurgia bariátrica.
Respostas de 2
Fiz a bariátrica há 20 anos, banda gástrica, diminui 20 kg, posso trocar a banda por outro procedimento visto estar
com problemas e refluxo e esofagite?
Olá! É necessário passar por uma avaliação médica criteriosa para ser apresentado a melhor indicação.