English Portuguese Spanish

 

English Portuguese Spanish

Cirurgia Bariátrica não deve ser considerada um procedimento estético

Somente em 2019, mais de 68 mil brasileiros passaram por cirurgia bariátrica.

Você, provavelmente, conhece alguém que fez a cirurgia bariátrica, seja um familiar, um amigo ou conhecido. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), somente em 2019, foram feitas 68.530 cirurgias deste tipo no Brasil. 

Este é o último dado sobre cirurgias bariátricas que a SBCBM possui, uma vez que com a chegada da pandemia do Covid-19, em março de 2020, todos os procedimentos considerados eletivos foram suspensos por determinação do Ministério da Saúde, entre eles, as cirurgias bariátricas.

A classificação das cirurgias bariátricas como procedimentos eletivos — não urgentes, que podem ser agendados — causaram estranhamento na comunidade médica especializada, afinal, a indicação cirúrgica como tratamento para a obesidade e doenças metabólicas é, na grande maioria dos casos, a última alternativa para quem precisa perder um grande volume de peso para recuperar a saúde, por isso, a bariátrica não pode ser classificada como um procedimento adiável, um tratamento estético e não de saúde.

Quem pode fazer uma cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é  a solução mais eficaz para o tratamento da obesidade severa, o procedimento acontece para pacientes que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 ou, acima de 35, com doenças associadas como a diabetes ou hipertensão.

Atualmente, vemos situações onde a cirurgia bariátrica é procurada por pacientes com algum nível de sobrepeso ou obesidade leve para fins meramente estéticos por quem busca conquistar uma aparência física desejada.

Retomada das cirurgias bariátricas

Um alerta emitido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica mostrou que os pacientes obesos que não puderam realizar as cirurgias bariátricas durante a pandemia de Covid-19 tiveram agravamento de saúde nos últimos meses. Muitos deles apresentavam comorbidades associadas como a hipertensão, diabetes, dislipidemia ou apneia do sono.

As cirurgias bariátricas foram retomadas em setembro de 2021, mesmo hoje, na rede pública, os procedimentos seguem a passos lentos e, em muitos estados do país, as cirurgias ainda não haviam sido retomadas até junho deste ano. 

Sobrepeso x Obesidade

Para os casos de sobrepeso ou obesidade grau I, a melhor solução é o tratamento clínico convencional, sempre realizado com acompanhamento profissional, que pode indicar procedimentos menos invasivos se comparados a uma cirurgia bariátrica, como no caso do Balão Intragástrico e da Gastroplastia Endoscópica.

Quem determinará a indicação do paciente para a cirurgia bariátrica é o médico cirurgião, apoiado por sua equipe transdisciplinar, composta por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e preparadores físicos. Por ser uma doença multifatorial, a obesidade precisa ser diagnosticada e tratada por múltiplos especialistas. 

O primeiro passo é descobrir a composição corporal para a classificação da obesidade. Com base na relação massa magra x massa gorda, o índice identifica se a pessoa está com peso normal, sobrepeso ou apresenta algum grau de obesidade. Dado seu caráter multifatorial, outros parâmetros são considerados pela equipe transdisciplinar antes de determinar se o paciente possui indicação cirúrgica.

Agende uma avaliação no Instituto de Medicina Sallet

Lembre-se que o mais importante é cuidar da sua saúde! Entender a sua composição corporal e ter um acompanhamento profissional adequado são fatores essenciais para uma vida longa e saudável. Você pode conhecer a sua composição corporal com precisão por meio da Bioimpedância ou Scanner Corporal 3D. Agende sua avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos Relacionados

Descubra a revolução em perda de peso:

Balão Gástrico Deglutível.

Calculadora de IMC