Com a evolução da ciência, diversas soluções de tratamento já estão disponíveis para quem tem obesidade ou apresenta fatores de risco para desenvolver o problema. A cirurgia bariátrica, por exemplo, é uma opção efetiva e transformadora. No entanto, ela não pode ser considerada como solução em todos os casos.
Neste artigo, saiba mais sobre a cirurgia bariátrica, suas indicações e períodos adequados para se fazer esse tratamento. Acompanhe a seguir.
Cirurgia bariátrica como opção para lidar com o problema da obesidade
Ao contrário do estigma que circundou a cirurgia bariátrica por um tempo, esse não é apenas um recurso estético – embora seus efeitos também se propaguem na autoestima e na imagem do paciente.
Na verdade, esse é um tratamento muito importante para se lidar com um dos grandes males de nosso tempo: a obesidade.
Atualmente, conforme levantamento, o Brasil figura entre as dez nações que mais sofrem com a obesidade infantil. Outro dado alarmante é que ela já é tida como a segunda maior causadora de óbitos no mundo, de modo direto ou indireto. Isso porque outras doenças e problemas de saúde também estão relacionados à obesidade, como patologias cardiovasculares, músculo-esqueléticas e diabetes tipo 2.
Nesse contexto, para lidar com o problema e prover o tratamento necessário para determinados casos moderados e mais graves de obesidade, há a alternativa trazida pela cirurgia bariátrica.
O que é cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica passou a ser uma solução quando foi constatado que pessoas com IMC acima de 40 possuíam grande probabilidade de morte. Isso não só pelo ganho de peso, mas também devido ao surgimento de outras doenças que podem se agravar.
A cirurgia bariátrica tem como intuito diminuir o peso de pessoas com o IMC muito elevado, para que, assim, seja possível reduzir a mortalidade e o aparecimento ou agravamento de doenças associadas.
Quando e quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
A obesidade é a mais moderna das pandemias, para se ter ideia, cerca de 20% dos brasileiros são obesos. Para chegar a essa estatística, é avaliado o índice de massa corpórea que calcula peso/altura x altura.
A pessoa considerada saudável possui IMC entre 18,5 e 24,9. O sobrepeso fica entre 25 e 29,9. Já a obesidade é constatada ao atingir-se 30 ou mais.
A cirurgia bariátrica só é uma alternativa para pessoas com índice de massa corpórea acima de 40 kg/m2 ou acima de 35 kg/m2, quando associado a doenças de risco, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, etc.
Para proteger os pacientes, o Conselho Federal de Medicina regulamentou as indicações e os tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser utilizados no Brasil para tratar os pacientes com obesidade mórbida. Por isso, a cirurgia bariátrica só é indicada quando os benefícios são consideravelmente maiores do que os riscos.
A cirurgia pode ser realizada em pessoas abaixo de 16 anos, desde que tenha uma orientação médica e a autorização dos pais. Em indivíduos acima de 65 anos deve-se avaliar criteriosamente os riscos cirúrgicos, a presença de doenças, a expectativa de vida e outros aspectos particulares. Em alguns casos nos quais o paciente apresenta quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderadas, o procedimento também não é indicado.
Para que a cirurgia seja realizada com sucesso, os cuidados e a mudança de hábito devem começar ainda no pré-operatório. Por exemplo, não é recomendado o uso de drogas ilícitas ou álcool.
O paciente e seus familiares devem reconhecer que esse é um novo ciclo, portanto, a partir do momento em que a cirurgia é marcada, é preciso mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida.
Vale lembrar, ainda, de que todos os pacientes deverão passar por avaliação cardiológica e apresentar um risco cirúrgico-anestésico compatível com o procedimento proposto.
Se você está pensando em avaliar a realização de uma cirurgia bariátrica, faça nosso teste para descobrir o seu índice de massa corpórea.
Respostas de 10
Olá já fiz vários regimes até plástica no abdômen, morem minha barriga voltou e meu peso não diminuiu mais nem com dieta e nem academia tenho 1.58 altura 92 kilos
Gostaria de saber se sou uma boa candidata e que tipo de médico que tenho que procura
Olá, Dediane!
Como vai?
Agradecemos o seu contato.
Seguindo os padrões baseados no IMC, você teria indicação para cirurgia, sim. Mas para certificar-se, é necessário passar por uma avaliação de um cirurgião bariátrico.
Ficamos à disposição havendo qualquer necessidade ou interesse.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Preciso de avaliação, já fiz diversos regimes com medicação e nenhum deu certo, acontece o efeito sanfona, venho com histórico de tireóide, e agora estou pré diabética, colesterol alto, e triglicérides alto, gostaria muito fazer uma bariátrica, tenho 1:56 altura e 73 kg
Eu sempre fui gorda hoje com 42 anos estou sofrendo com diabetes ,pressão alta, gordura no fígado grau 3,estou desesperada sem saber que fazer vivi a minha vida tomando remédio deis dos 11 anos pra imagrecer pq já com 11 anos pesava 80 kilos.preciso de ajuda não tenho como paga essa cirugia baliatrica.me ajudem .Deus abençoe vcs
Fiz a cirurgia com a equipe da instituto de medicina Sallet são 4 meses de mudança de vida so tenho que agradecer
Sofro com obesidade há anos, já tentei todos os tipos de medicamentos, dietas, nutricionista e nada , sofro muito com asma, com dores pelos desgastes dos ossos e o poir sofrimento e a alto estima que e 000 !!! , mas essa cirurgia e um sonho, pra empossivel de alcançar, obrigado pelo desabafo!!!
Sofro com obesidade há anos, ja tentei todos os tipos de medicamentos, nutricionista, dietas e tudo e q se pode imaginar, mas nada , sofro muito com asma , e dores no corpo por desgaste!!! Mas sei q pra mim esse sonho e impossível!!
Gostaria de fazer a bariátrica pelo sus.
Meu IMC é de 40.40 porém infelizmente não tenho condições algo que fazer uma cirurgia desse porte, tenho 39 anos, estou desempregada, estou vivendo atualmente com o salário mínimo do benefício do meu filho mais velho que é especial, e fazendo bico quando posso mais queria muito ter condições de fazer a cirurgia e também retida de excesso de pele na barriga, sinto dores pelo corpo todo, principalmente nas juntas….
mas creio q uma cirurgia desse porte é muito caro, mas gostaria d saber quais os convênios q cobre e qual o tempo d carência