Para tratar casos de obesidade a cirurgia de redução de estômago é uma alternativa bastante eficiente. Além de oferecer resultados positivos ao longo do tempo, a recuperação costuma contar com um pós-operatório descomplicado, desde que sejam tomados alguns cuidados.
Em geral, esse tipo de procedimento operatório é realizado em poucas horas. E, depois da sua realização, o paciente já acordado segue para a recuperação pós-anestésica.
Alguns pacientes podem ir direto para o quarto, a não ser em casos mais graves, em que a recomendação é permanecer as primeiras 24 horas na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, a internação hospitalar dura alguns dias.
Já em casa, é preciso se adaptar ao novo tamanho do estômago. Nesse sentido, é comum que tenha diarreia, náusea, vômito e dor no abdômen, mas todos os efeitos da recuperação são minimizados ao seguir as recomendações médicas.
E para saber quais são elas, continue lendo este artigo e confira as dicas para uma recuperação excepcional após a cirurgia de redução de estômago.
Alimentação adequada nos primeiros meses
Já que na cirurgia de redução de estômago o órgão sofre uma mudança de tamanho, as recomendações alimentares do pós-operatórios são extremamente importantes para uma recuperação excepcional. Entre elas, está a de ter uma dieta líquida nos primeiros 30 dias.
Após o primeiro mês, a dieta deve ser pastosa, sendo necessário ainda ser sempre variada, fracionada e constante. Para tanto, é fundamental o acompanhamento nutricional, para que esteja garantida a qualidade nutritiva do cardápio de todos os dias.
Dessa forma, na dieta líquida, o paciente pode beber sucos naturais de frutas e legumes, chás, sopas e caldos caseiros com proteína, bebida de soja, água de coco e manter a hidratação com água. As porções precisam ser pequenas e as refeições frequentes, totalizando de seis a oito.
Já com o início da dieta pastosa é possível adicionar ao cardápio os mingaus, cremes de legumes, purês de frutas, de leguminosas e proteínas, além das vitaminas de frutas. E mesmo depois desse período, deve-se ter uma dieta equilibrada para perder os quilos desejados.
Uso de suplementos alimentares vitamínicos
Outra recomendação médica bem comum para uma recuperação excepcional após a cirurgia de redução de estômago é fazer uso de suplementos vitamínicos. Eles ajudam a complementar a ingestão nutricional diária necessária de cada paciente.
Isso porque, além de comer menos, depois do procedimento cirúrgico, conforme a técnica usada, o organismo pode estar menos capacitado a fazer a absorção normal dos nutrientes. De qualquer forma, os suplementos devem ser prescritos pelo médico.
Práticas regulares de atividades físicas
Mais uma dica é fazer exercícios físicos, não só porque eles ajudam na perda de peso, promovendo resultados da cirurgia mais rápidos, mas também porque evitam a perda de massa magra. Do contrário, há redução da força muscular e da sensação de vitalidade.
Em alguns casos, o médico pode até mesmo indicar sessões de fisioterapia, para contribuir com as funções respiratórias e motoras. Os exercícios respiratórios, inclusive, devem ser feitos nos primeiros dias do pós-operatório, a fim de prevenir complicações respiratórias.
Realização dos exames necessários
Além dos cuidados que se deve ter no dia a dia, é importante que o indivíduo que passa pela cirurgia de redução de estômago tenha uma rotina de acompanhamento médico e de exames. No caso dos exames, eles ajudam a identificar como o organismo está reagindo às mudanças.
Dessa maneira, os exames servem para verificar os níveis de vitaminas, inclusive, as do complexo B, bem como dos minerais, entre eles, do cálcio. É preciso ainda fazer exame de glicemia e os que verificam a qualidade renal do paciente.
Assim, se houver deficiências nutricionais, são recomendados novos suplementos ou doses maiores, bem como mudanças na dieta, com o objetivo de corrigir os resultados. Há também os exames que avaliam as condições cardiovasculares, respiratórias e circulatórias.
Uso de remédios prescritos pelo médico
Os medicamentos também podem ser prescritos para o período pós-operatório. Entre eles, analgésicos para as dores e os antiácidos líquidos para reduzir a taxa de formação de úlceras no novo estômago. Porém, todos eles devem ser usados apenas com recomendação médica.
Acompanhamento multidisciplinar
Outra das dicas para uma recuperação excepcional após a cirurgia de redução de estômago é que o paciente tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Isso deve ser feito por meio de consultas regulares.
Afinal, mais do que mexer no sistema digestivo do paciente, a cirurgia de redução de estômago pode interferir em diferentes aspectos da sua vida. Até porque muitas pessoas que realizam o procedimento o fazem justamente para reduzir as chances de diabetes e doenças cardíacas.
Atendimento psicológico
Na equipe multidisciplinar, que deve atender os pacientes no pós-operatório, destaca-se a figura do psicólogo. Ele, até mesmo antes do procedimento ser realizado, já deve acompanhar o indivíduo.
Isso é importante pois, não raro, a obesidade está associada a distúrbios emocionais. Além disso, nessa fase de adaptação é preciso que o paciente tenha muita força de vontade para conseguir realizar as mudanças necessárias, como a de comer menos.
Há pessoas que até mesmo desistam de todos esses cuidados, por encontrarem muitas dificuldades, no entanto, isso só acontece se não houver o apoio adequado. Com o acompanhamento psicológico, portanto, ele se sente motivado a seguir em frente.
Quer saber mais sobre o pós-operatório da Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!
Respostas de 28
Boa tarde. Faz 40 dias que fiz baypass. Mas agora comecei a ter boca amarga e alguns vômitos. Posso tomar hidróxido de alumínio para amenizar? O médico que faz pós cirurgia está de férias e volta só daqui 15 dias
Olá, Michele!
Consulte a sua equipe transdisciplinar para te auxiliar, a nutricionista poderá te ajudar.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Tenho dúvida de quem fez sleeve, quando ingere alguns alimentos tipo pizza queijo , feijoada claro depois bom tempo e pequena qtidade , porque dá diarreia se só diminuiu o tamanho do estômago?
Meu esposo fez byepess quando ingere bebida líquida sente dor no estômago,é normal?
Fez dia 27 de junho
Boa tarde, Zélia.
Tudo bom?
Ao sentir dor, a recomendação é buscar pela equipe médica para ser avaliado e então, com o diagnóstico, receberá a orientação adequada e individualizada.
Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Olá, foi feito no meu pai uma gastrectomia parcial, depois de 15 dias a nutricionista disse que ele pode começar a comer comidas solidas em pouca quantidade, mas vi na internet que so depois de uma mês. Então eu sigo o que a nutricionista passou ou dou comida solid depois de 1 mês de operado?
Boa tarde, Lorena!
Como vai?
Agradecemos o seu contato.
Referente ao seu questionamento, existem orientações gerais, no entanto, a melhor conduta é seguir as orientações do profissional que o está acompanhando.
Caso tenha qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Fui indicada para o bypass estou em processo pela equipe multidisciplinar mais tenho uma dúvida moro a 300 km da cidade onde farei a cirurgia e gostaria de saber se quando tiver alta do hospital poderei vim para casa normalmente pois não conheço ninguém nessa cidade pela qual irei operar
Olá, Aline!
Como vai?
Agradecemos o seu contato.
O mais indicado é aguardar a orientação da sua equipe.
Em nosso protocolo, não recomendamos viagens aéreas antes de 30 e autorização para guiar antes de 15 dias.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Fiz a cirurgia baypass, a quatro dias atrás, dieta 100% líquida, 30 a 50 ml de 30 em 30 minutos, me sinto muito indisposto e com sono, sem vontade para nada. É normal, pois sempre fui muito ativo. Minha altura é 1,87, meu peso inicial era dê 138k. Perdi um kilo. Fico bastante estressado
Olá, Michelle!
Como vai?
Agradecemos o seu contato!
Essa indisposição que você pontuou não foge da normalidade da primeira semana pós cirúrgica. De qualquer forma, caso sinta necessidade, entre em contato com o seu médico para que ele possa dar um parecer sobre sua recuperação e assim, te deixar mais tranquilo.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Boa noite!!
Sinto muita dores do lado esquerdo fisgada ,tem hora q tenho q deitar pq não aguento . Alumento cizudo tenti mastigar mas varia vezes vômito
Olá, Silvana!
Tudo bem?
Agradecemos o seu contato.
Havendo qualquer efeito diferente do que o médico lhe informou previamente, entre em contato com ele para que possa avaliar melhor o que ocorre.
Estimamos que melhore!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Fiz bypass a cerca de 3semanas,ainda estou em dieta líquida e perdi 10kilos,tendo eu 30 anos,acha que a perda de peso e razoável ou devia ter perdido mais?E que por vezes estou 3dias sem evacuar
Olá! Existe uma porcentagem relacionado à perda de peso no primeiro mês. Em relação ao funcionamento do intestino, o paciente deve passar com a equipe transdisciplinar para investigar. Entre em contato conosco para o agendamento do retorno.
Fiz o bypass a cerca de 3semanas,ainda estou na dieta líquida e perdi 10kilos.tendo eu 30anos acha que deveria ter perdido mais peso?E que por vezes estou 3dias sem evacuar
Olá! Existe uma porcentagem relacionado à perda de peso no primeiro mês. Em relação ao funcionamento do intestino, o paciente deve passar com a equipe transdisciplinar para investigar. Entre em contato conosco para o agendamento do retorno.
Gostaria de saber se o paciente pode opinar qndo a técnica a ser usada? Lógico q sei q a indicação é do cirurgião mas tenho muito medo do bypess
Olá!
Muitos pacientes, antes de uma avaliação médica, comentam sobre em querer escolher a técnica cirúrgica. A técnica é definida após uma avaliação bem criteriosa e que é apresentada ao paciente de forma transparente.
Excelente artigo! Estou me recuperando dessa cirurgia, não está sendo fácil pois viver apenas de líquidos não é tão agradável. Mas o importante é ter foco no seu objetivo. Tenho comigo que essa fase logo vai passar, e assim sigo firme no meu pós operatório.
Olá!
Todo sacrifício é recompensado. Siga firme e forte. Sucesso!
Também fiz essa operação e estou em fase de recuperação, é certo que está a ser difícil mas tenho que conseguir alcançar o objetivo a que me propus.
Bom dia amei esse artigo foi de grande ajuda obrigada
Fácil de entender, parabéns e continue assim sempre. Ótimo artigo, gostei muito
Ola Tudo bem ?
Primeiramente obrigado pelo conteudo De Qualidade
Que Deus Abencoe pela Dicas :-}
Gostaria o preço desse procedimento eu adoraria fazer
Parabéns , muito boa a matéria , exatamente como foi passado pra mim no meu pré ,durante e pós operatório . Por isso minha recuperação está sendo ótima , me sentindo muito bem .