Um dos problemas mais comuns e perigosos para quem luta contra o sobrepeso é o efeito sanfona. Veja aqui todos os malefícios que ele pode causar e como fugir dele.
Um dos maiores problemas que pessoas obesas ou com sobrepeso enfrentam é o efeito sanfona. Normalmente ele é causado por dietas muito restritivas que quando terminam, fazem com que a pessoa como muito mais do que comia antes, recuperando todo o peso perdido e alguns quilos a mais.
Veja nesse artigo todos os malefícios a saúde que o efeito sanfona pode promover e conheça técnicas para fugir dele, e ter uma vida mais saudável.
Entenda melhor o efeito sanfona
O corpo humano é a máquina mais perfeita já criada. Quando se altera um hábito alimentar repentinamente, passando de uma alimentação calórica para uma de baixa caloria, como as dietas muito restritivas. O organismo entende que algo de errado está acontecendo, e desacelera o metabolismo, passando a economizar mais energia.
Assim que a dieta restritiva é findada, e a pessoa, agora mais magra, volta a se alimentar normalmente, o corpo entende que devido ao período de restrição pelo qual ele passou, o mais recomendado é que ele agora economize energia. E passa então a acumular a maior parte da energia ingerida, aumentando assim o tecido adiposo.
E assim acontece o efeito sanfona, fazendo com que a pessoa recupere todos os quilos perdidos e acabe ganhando mais alguns. No entanto, o maior dos problemas relacionado com o efeito sanfona não é o maior ganho de peso posterior, mas, sim todos os malefícios que essa oscilação pode promover a saúde.
Malefícios causados pelo efeito sanfona
Além de ter que lidar com um profundo sentimento de frustração, causado pelo ganho excessivo de peso, depois de tanto sofrimento com uma dieta restritiva. O copo fica muito mais suscetível a diversos outros problemas que podem ocorrer devido o efeito sanfona, entre eles estão:
- Enfraquecimento do sistema imunológico;
- Aumento dos níveis de colesterol ruim;
- Hipertensão;
- Doenças coronárias;
- Problemas renais;
- Flacidez e estrias.
Como evitar o efeito sanfona?
A maneira mais indicada de conseguir emagrecer sem sofrer com o problema do efeito sanfona, é fazer isso da forma correta. Emagrecer lentamente, comendo de maneira correta, e com acompanhamento médico e a prática de exercícios físicos.
O primordial é evitar dietas restritivas, ao invés disso, prefira a reeducação alimentar. Acompanhe a seguir e conheça algumas dicas simples para evitar esse problema.
- Evite dietas restritivas, prefira sempre uma reeducação alimentar;
- Não faça intervalos muito longos entre as refeições;
- Procure comer sempre de três em três horas;
- Não pule, nem retire refeições do seu cardápio;
- Não exclua por completo os carboidratos do seu dia a dia;
- Coma mais devagar, mastigue bem os alimentos;
- Prefira um café da manhã generoso e rico em nutrientes;
- Evite o uso de adoçantes, eles aumentam a absorção de açúcares no organismo;
- Não tome medicamentos sem prescrição médica;
- Beba água, quanto mais água você mais hidratado e sem fome você se sentirá;
- Encontre meios de controlar seu nível de estresse;
- Mantenha uma rotina de exercícios, mesmo depois de atingir o peso desejado.
A reeducação alimentar é a solução para o efeito sanfona
Definitivamente a reeducação alimentar é o melhor jeito de perder peso de maneira saudável e evitar assim o efeito sanfona e todos os problemas que ele pode causar.
O mais indicado é que se busque ajuda médica, procure um endocrinologista ou um nutricionista, e descubra qual o melhor meio de reeducar sua alimentação de maneira personalizada e sem sofrimentos.
Entenda melhor o que é a reeducação alimentar
A reeducação alimentar nada mais é que uma mudança de hábitos alimentares implantada vagarosamente, onde os alimentos calóricos são substituídos por outros mais saudáveis, e os hábitos ruins como longos intervalos entre as refeições são abolidos.
É fundamental deixar claro que esse não é um processo que acontece da noite para dia, as mudanças precisam ser impostas pela pessoa todos os dias, até que se tornem comuns, hábitos diários.
A reeducação alimentar é muito mais que uma dieta, e um caminho para ensinar ao seu corpo uma maneira mais saudável de se alimentar e comportar. E isso leva tempo!
Por que comer de três em três horas?
Quando você alimenta seu corpo de três em três horas, ele permanece sempre abastecido, e você, consequentemente não sente muita fome. Isso, além de evitar refeições exageradas, faz com que seu organismo se mantenha sempre ativo, acelerando seu metabolismo e promovendo assim uma queima de gordura mais fácil.
Por isso, é tão recomendado que as pessoas comam alguma coisa de três em três horas, mas fique atento, evite ingerir alimentos muito calóricos. O mais indicado é que você coma porções pequenas de alimentos como frutas, castanhas, carboidratos integrais, enfim, alimentos mais saudáveis e menos calóricos.
Definitivamente o caminho mais recomendado para pôr um fim no efeito sanfona é a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. Os médicos da área de endocrinologia e nutrição podem ser os mais indicados para esses programas.
Veja também essa matéria muito interessante sobre “Doenças ligadas ao sobrepeso – Saiba mais sobre este perigo silencioso”.
Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas essas informações!
E se você tiver indicação para uma cirurgia bariátrica? Baixe agora mesmo o nosso e-book e conheça as principais técnicas disponíveis para redução de estômago e controle da obesidade.
Respostas de 3