A anestesia na cirurgia bariátrica é uma etapa fundamental para que o procedimento seja bem-sucedido. Aliás, não apenas nessa situação, mas em muitas outras, a anestesia permite que os pacientes sejam submetidos a procedimentos mais complexos, sem que sintam dor.
Descoberta em 1846, a anestesia é considerada um marco na medicina. Apesar das vantagens e por permitir que muitos procedimentos sejam viabilizados, inclusive cirurgias, a anestesia ainda causa alguma insegurança nos pacientes.
Para ajudar a sanar as principais questões que cercam a anestesia na cirurgia bariátrica, preparamos o artigo a seguir, confira e tire suas dúvidas.
Anestesia na cirurgia bariátrica: O que é preciso saber?
A consulta pré-anestésica é realizada, geralmente, dias antes da cirurgia, depois que o paciente já possui todos os exames e avaliações em mãos — essa conduta é administrada pelo hospital em que será realizada a cirurgia, e a consulta pré-anestésica pode acontecer também momentos antes da cirurgia. A consulta tem o intuito de apresentar o anestesista para o paciente, a fim de tirar suas dúvidas e de tranquilizá-lo quanto à segurança do procedimento. Esse encontro também ajuda o médico a conhecer o histórico do paciente, envolvendo questões como alergias, patologias associadas, relatos de outras anestesias e cirurgias, etc.
Quem definirá o tipo de anestesia ideal é o médico responsável, com base na criteriosa avaliação do paciente, visando a redução de riscos durante o procedimento.
Anestesia na cirurgia bariátrica: conheça os tipos e as fases
Geralmente, a cirurgia bariátrica é acompanhada de anestesia raquidiana ou peridural, associadas à anestesia geral, junto à administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea.
Basicamente, a anestesia é dividida em três fases:
1. Introdução anestésica
Já dentro do centro cirúrgico, o paciente é submetido aos primeiros cuidados, como ingestão dos medicamentos necessários e medição e controle de parâmetros vitais (incluindo pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio e gás carbônico no sangue).
Por fim, acontece a intubação, por meio de um tubo plástico inserido na traquéia, conectado ao aparelho de anestesia. Sua função é fazer com que o paciente respire e receba os gases anestésicos durante o procedimento cirúrgico.
2. Fase transoperatória
Nesta fase, o paciente já está anestesiado, recebendo um fluxo constante de gás anestésico e oxigênio ou ar. É importante ressaltar que é o médico quem define as quantidades que serão necessárias. Além disso, o anestesista continua controlando os sinais vitais, assim como a hidratação do paciente. Uma quantidade razoável de soro também é administrada nessa etapa, o que mantém a pressão controlada e os rins em perfeito funcionamento.
3. Recuperação depois da anestesia na cirurgia bariátrica
Esse é momento em que o paciente desperta da anestesia e inicia-se a fase da recuperação. Vale lembrar de que, em pacientes obesos, existe a possibilidade de o anestésico depositar-se no tecido gorduroso, o que pode retardar o seu despertar.
É muito importante que o anestesista tire todas as dúvidas do paciente, garantindo sua segurança e bem-estar. Em contrapartida, o paciente deve comparecer e colaborar para que os procedimentos sejam bem-sucedidos.
Agora que você já sabe mais sobre o funcionamento da anestesia na cirurgia bariátrica, tire outras dúvidas sobre o procedimento cirúrgico baixando gratuitamente o nosso Guia prático para quem precisa fazer uma cirurgia bariátrica.
Respostas de 27
Bom dia, é possível fazer sleeve endoscopico sendo alérgica ao relaxante muscular?
Agende uma consulta com um dos nossos especialistas para avaliação do seu caso!
Sou cardíaco e tenho problemas de presao alta vou fazer a bariatrica meu medo é da anestesia ,tenho q me preocupar com isso devido ao meu histórico de saúde
Olá, Paulo!
Durante o processo de pré-operatório todos os seus exames serão avaliados pelo cirurgião.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Sou cardíaca, já infartei e tenho sequelas. Meu cardio indicou a bariátrica para q eu possa perder peso, pois a pressão está aumentando. Tenho muito medo da cirurgia por causa da anestesia. Seria muito arriscado?
Boa tarde, Kelly.
Tudo bom?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2019 o Brasil teve mais de 68 mil cirurgias bariátricas, número maior que dos anos anteriores. Isso nos mostra que embora a anestesia para cirurgia bariátrica seja um dos fatores que mais causam preocupação, a evolução no procedimento tem proporcionado cada vez mais segurança para os pacientes.
Toda anestesia oferece riscos. Porém, não há o que temer, já que o paciente estará cercado por profissionais qualificados e experientes.
Para receber a anestesia para cirurgia bariátrica, antes, o paciente precisa passar por uma consulta pré-anestésica. Esse bate-papo com o médico anestesiologista acontece alguns dias antes da cirurgia. Nesse momento, o paciente deverá apresentar o resultado dos exames solicitados pelo seu médico.
Durante todo o tempo, o anestesista permanece controlando os sinais vitais e o nível de hidratação do paciente. O médico anestesiologista acompanha todo o procedimento cirúrgico, iniciado na sala pré-anestésica e finalizado no momento da alta anestésica que acontece na sala de recuperação.
Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
ola. no caso eles tiram o estômago para fora da paciente? a anestesia eh geral??
Boa tarde, Corine.
Tudo bom?
Na cirurgia bariátrica utiliza-se a anestesia geral, que leva à perda da sensibilidade e dos reflexos do corpo, assim como da consciência, fazendo com que o paciente não sinta dor e mantenha-se sedado durante o procedimento.
As duas técnicas cirúrgicas mais utilizadas para redução do estômago são: a sleeve e by-pass.
Sleeve: Consiste na construção de um novo estômago em forma de um tubo fino através da remoção de 70% a 80% do estômago original, o que restringirá a ingestão alimentar. O estômago remanescente é removido.
By-pass: Consiste em construir um pequeno reservatório gástrico (mantendo cerca de 20% da capacidade total). Este reservatório posteriormente conectado com o intestino, que têm seu comprimento encurtado em cerca de 1 cm. O restante do estômago e o intestino desviado não são retirados do organismo. Ficam apenas excluídos do trajeto percorrido pelos alimentos. Desta maneira, a quantidade de alimentos ingeridos, assim como a absorvida, é menor.
Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Eu realizei minha cirurgia bariatrica dia 24.01.2022 passei 6 anos esperando para ser chamado, e tenho uma dúvida pois levei 2 anestesia na coluna e gostaria de saber se é normal ou o anestesista errou e teve que aplicar novamente
Boa tarde, Alessandro!
Tudo bom?
Nesse caso, é necessário que entre em contato com diretamente com o médico anestesista. Ele poderá tirar todas suas dúvidas referente os procedimentos realizados durante a cirurgia.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Ola tudo bem ?
A extubação é feita com o paciente acordado ou desacordado ?
Olá, Dyego!
Como vai?
Agradecemos o seu contato.
A intubação é feita após a aplicação da sedação e anestesia. Então o paciente estará sempre desacordado neste momento.
Havendo qualquer outra dúvida, estamos inteiramente à disposição!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Gostaria de saber se o paciente da bariátrica é entubado antes de estar desacordo (ou seja, ele vê a intubação) ? E quando volta da anestesia ele vê que está entubado ?
Olá, Juliana!
Como vai?
Agradecemos o seu contato!
Para o paciente ser intubado, antes ele precisa ser sedado, então não verá o momento da intubação.
Havendo qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Qual tempo para fazer cirugia bariátrica sleeve ?
Olá, Luiza!
Como vai?
O período de pré operatório para Bypass ou Sleeve, é de em média 3 a 4 meses com a equipe transdisciplinar.
Agende uma avaliação para entender qual é a indicação de técnica para o seu caso!
Aguardamos o seu contato!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
É necessário a entubação na cirurgia bariátrica? Tenho conhecidas que falaram que não foram entubada, e a cirurgia durou 2:30h
Olá, Taciana!
Como vai?
Agradecemos o seu contato.
Sim. O paciente que é submetido a qualquer cirurgia com anestesia, precisa ser entubado por questões de segurança.
E o tempo médio da cirurgia é entre 1h e 1h30.
Havendo qualquer outra dúvida, estamos inteiramente à disposição!
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
É necessário a entubação na bariátrica?
Para mais informações sobre a cirurgia bariátrica, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo tel.: (11) 3046-9393 ou envie um e-mail para agendamento@sallet.com.br.
Aguardamos seu contato.
Equipe de Comunicação.
Olá eu preciso fazer a cirurgia bariátrica porque não consigo emagrecer e sou muito pesada era magra agora a uns anos engordei muito tinha 65 kg e agora estou mesando 89 kg e o meu clinico geral disse que para mim ficar cada dia mais gorda eu devia de fazer porque já fui em várias nutricionistas e o médico me mandaram fazer eu em vez de emagrecer engordou cada dia mais e tenho refluxo gástrico aí me mandar fazer redução do estômago porque meus pés e meus joelhos doim muito e tenho que ficar baixada ou posso bir para casa no mesmo dia..
Olá! Entre em contato com nossa equipe. Nós temos uma equipe completa que pode ajudá-la.
Os mucos após a intubacao é normal? Duram quanto tempo?
Normalmente essas secreções são aspiradas pelo anestesiologista ao final da cirurgia. Caso persista após alta hospitalar orientamos procurar um pneumologista.
Gostei da explicação ! Obrigada
Minha filha ficou com muita dor nas costas, séria da anestesia na coluna?
Dor de qual natureza precisa de avaliação médica.