A cirurgia bariátrica promove uma série de alterações no corpo, principalmente na forma que os alimentos são absorvidos. Conhecer essas mudanças e possíveis reações do organismo é fundamental para um excelente pós-operatório e melhora na qualidade de vida do paciente bariátrico.
Para o paciente que pensa em fazer ou já realizou bariátrica, é muito importante compreender algumas mudanças que acontecem no organismo após a realização do procedimento. Conhecer as possíveis reações do corpo garantem bem-estar, qualidade de vida e melhoram os resultados após a cirurgia bariátrica.
Duas situações acontecem com moderada frequência em pacientes bariátricos sendo conhecidas como hipoglicemia reativa e síndrome de dumping.
Pacientes bariátricos podem sofrer reações adversas logo após ingestão de alimentos de altos índices glicêmicos. Esses alimentos são capazes de elevar muito e rapidamente a glicose no sangue estimulando o pâncreas a produzir imediatamente grandes quantidades de insulina para controlar a glicemia. A resposta exagerada do organismo pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar momentaneamente, provocando a hipoglicemia.
O que é a síndrome de dumping?
A síndrome de dumping é uma condição em que os alimentos — em grande parte não digeridos — chegam rapidamente ao intestino delgado. Isso acontece em razão do desvio promovido pela cirurgia bariátrica, como acontece na Gastroplastia com Derivação Intestinal ou Bypass Gástrico. O rápido esvaziamento do conteúdo gástrico para o intestino delgado resulta em um deslocamento de fluido do compartimento intravascular para o lúmen intestinal. Isso pode levar a algumas complicações, incluindo a hipoglicemia.
A síndrome de dumping pode ser classificada como precoce ou tardia, dependendo de quando os sintomas ocorrem em relação ao tempo decorrido após a alimentação. O despejo precoce tende a acontecer de 10 a 30 minutos após uma refeição. Por sua vez, o dumping tardio pode ocorrer de 1 a 3 horas depois da ingestão dos alimentos.
O que é hipoglicemia reativa?
A hipoglicemia reativa é o termo geral para o quadro de diminuição da quantidade de açúcar no sangue, quando os níveis de glicose sanguínea (glicemia) ficam perigosamente baixos após uma refeição.
Também conhecida como hipoglicemia pós-prandial, as quedas de açúcar no sangue geralmente são recorrentes e ocorrem dentro de quatro horas após a ingestão de alimentos de alto índice glicêmico como doces, massas e refrigerantes.
A hipoglicemia reativa pode acontecer em pessoas com ou sem diabetes e em indivíduos com sobrepeso ou em pacientes que realizaram cirurgia para perda de peso.
Como as condições podem ser tratadas?
Boa parte das pessoas pode gerenciar com sucesso as reações da síndrome de dumping ou da hipoglicemia reativa a partir do conhecimento, ajustes na dieta e melhoria em seus hábitos alimentares.
Entretanto, quando há sintomas graves e que não respondem a essa abordagem, a medicação pode ser uma opção, conforme as recomendações do médico ou nutricionista responsável pelo acompanhamento do tratamento.
Quanto à hipoglicemia reativa, geralmente o tratamento conservador corresponde às mudanças na rotina alimentar. Isso pode incluir a redução na ingestão de carboidratos simples, alimentação fracionada e ingestão de alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas e vegetais. Também é importante evitar alimentos e bebidas açucaradas, especialmente refrigerantes ricos em glicose ou sacarose.
A prática de exercícios físicos regulares também pode ser benéfica para quem sofre dos sintomas. Afinal, a atividade física aumenta a absorção de açúcar que, por sua vez, diminui a liberação excessiva de insulina.
Saiba que os sintomas da hipoglicemia reativa ou da síndrome de dumping não podem tirar de você os benefícios da realização de sua cirurgia bariátrica. É importante manter-se atento, investir em bons hábitos alimentares e seguir as recomendações da equipe transdisciplinar responsável por seu tratamento. O Instituto Médico Sallet está com você em todas as etapas. Conte conosco!
Respostas de 21
Depois de 16 anos de bariátrica , nos últimos 4 anos passei a ter dunping tardio fraco . Porém a uma semana tive uma convulsão! Foram
Feitos todos exames e nada ! Única coisa que explica foi o fato de eu acordar 7 hs, comer as 10:30 pão de queijo e um pedaço de chocotone , pq duas horas depois eu mal senti o dumping e já convulsionei!
Olá, Sandra! Tudo bem? A convulsão é um sintoma sério e precisa de investigação, entre em contato com os seus médicos de confiança!
Iz a cirurgia tem 4 anos e estou assando mal com fortes dores no estômago e desmaio o que poder ser?
Lucielma, o ideal seria você procurar acompanhamento médico e realizar alguns exames para investigar esses sintomas!
Oi sou bariátrica à 14 anos e estou grávida. Com 27 semana e meu médico solicitou o exame de curva glicêmica ( que fiquei sabendo q não poderia ter feito)o qual deu o resultado jejum 60 após 1h de ingestão de glicose 193 e 2h após 59. Primeiro momento o médico falou q eu estava com diabetes gestacional e procurei minha nutri da bariátrica e agora, Estou acompanhando a glicose e não estou ingerindo carboidratos e nem açúcar e continuo com hipoglicemia. Não está sendo fácil e estou preocupada.
Eliza, o ideal é que você agende consulta com um cirurgião bariátrico e um endócrino. Eles irão avaliar melhor o seu caso e te ajudarão a passar melhor por esse período.
Fiz bariatrica a 1 ano e 5 meses. Acordo de madrugada com alguns desses sintomas: taquicardia principalmente. Pode ser hipoglicemia reativa? Começou a pouco tempo isso. Durante o dia não tenho nada.
Olá, Márcia!
Recomendamos que agende a uma consulta com a nutricionista, onde ela irá avaliar os sintomas e indicar o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
No meu caso foi muito complexo até descobrir o que eu realmente tinha, fui diagnosticada com síndrome de dumping fiz uso de medicação, mas continuava com os sintomas, desmaio perda da visão glicose chegando a 22 até que encontrei um anjo,Dr Natalino expliquei os sintomas que tinha sido diagnosticada com dumping,me perguntou se tinha feito alguma cirurgia no estômago disse que não,então não havia hipótese de ser dumping, me fez pedido de alguns exames, então fui diagnosticada com hipoglicemia reativa fiz tratamento com glifage XR 500mg por 10 anos pós refeições e uma alimentação saudável e restrita em carboidratos e açúcar.Hoje estou bem graças a Deus mas não foi fácil,digo pra quem tem esse problema procure um especialista.
Olá, Eliana!
É importante sempre manter o acompanhamento com a equipe transdisciplinar para identificar o problema e tratá-lo o mais rápido possível.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Eliana, pode me passar o contato desse médico?
Foi super útil esta informação para mim, fia a minha bariatrica com a equipe de vcs e hj tenho sofrido demais com hipoglicemia.
Olá, Sheila! Tudo bem?
Agende a sua consulta de retorno com a nutricionista para avaliar a sua alimentação e solucionar o seu problema.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Meu marido fez a cirurgia há 15 anos atrás. Porém hoje já pesa novamente o peso de antes da cirurgia, 125kg. E ele está tendo hipoclicemia com muito frequência e cada vez mais forte. Dessas últimas vezes ele achou que iria morrer. Teria algum tratamento com medicamento? Ou poderia nos indicar algum médico que poderia atender ele numa consulta on line?
Olá, Thatiana!
Recomendamos que passe em consulta com a nutricionista, ela poderá avaliar exames e a alimentação.
O Instituto de Medicina Sallet é especializado no tratamento da obesidade por intermédio de procedimento cirúrgico e não cirúrgico.
Não trabalhamos com atendimento clínico, mas se é esse o interesse, recomendamos a clínica parceira Obesimed — está localizada no mesmo local.
A Obesimed conta com profissionais como: nutricionista, psicóloga, preparador físico e endocrinologista.
Contato da Obesimed: 11 3846-4112
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Muito boa a matéria,e bem esclarecedora para mim. Devido a algum tempo estar sentindo alguns sintomas ao qual sei que não é o Dumping, e realmente é Hipoglicemia Reativa. Fiz cirurgia com equipe Sallet aqui em Campinas a quase 4 anos. Tirando esse sintomas que a pouco tempo comecei a sentir, estou super bem.
Olá, Fernanda!
Ficamos felizes em ter ajudado, conte sempre com a nossa equipe. Hoje, temos o apoio nutricional disponível para os pacientes do Instituto de Medicina Sallet.
Para mais informações, você pode entrar em contato com a nossa equipe pelo telefone: (11) 3046-9393.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Comecei com a hipoglicemia agora, depois de 4 anos de bariátrica, mas está baixando muito… Hoje chegou a 47 ( medi com oq mede a diabete) e isso já está sendo dias seguidos ( mas hoje foi a mais baixa) será q estou com risco de ter diabetes??? Estou preocupada pois hoje senti q fosse apagar .. a vista ficou escura e comecei a suar frio … não sei nem qual exame peço p médica p tentar descobrir
Olá, Tatiana!
O recomendado é o acompanhamento de nutricionista, que irá analisar os horários de refeição e os alimentos em cada uma e com endocrinologista, os exames clínicos e caso necessário, tratamento.
Busque os profissionais para te auxiliarem.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Gostei muito desta matéria.
Fiz bariátrica.
Tenho sintomas de hipoglicemia reativa.
Olá, Genilda.
É importante manter-se atento, investir em bons hábitos alimentares e seguir as recomendações da equipe transdisciplinar responsável.
O Instituto Médico Sallet está com você em todas as etapas.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação