Procedimentos como a cirurgia bariátrica são capazes de transformar a vida dos pacientes. Eles ajudam a melhorar a confiança, a autoestima, a saúde, entre outros aspectos importantes. No entanto, é preciso saber que eles podem também apresentar alguns efeitos colaterais. Entre eles, está a Síndrome de Dumping.
Neste artigo, compreenda melhor essa condição, porque ela ocorre e como lidar com um quadro de Síndrome de Dumping. Acompanhe a seguir.
O que é e quais são as causas da Síndrome de Dumping?
A Síndrome de Dumping, também conhecida como esvaziamento gástrico rápido, é caracterizada pela passagem rápida dos alimentos gordurosos ou bastante açucarados entre o estômago e o intestino.
Ela pode manifestar-se em pacientes que passaram por cirurgia metabólica ou bariátrica, em decorrência da mudança anatômica de seu estômago. Entretanto, ela não ocorre em todos os casos. Portanto, não é uma regra geral que quem realizou tais procedimentos será acometido pela Síndrome de Dumping.
Quais são os principais sintomas dessa condição?
As manifestações acontecem depois do consumo de itens como óleos vegetais, doces, carnes gordurosas, entre outros.
Seus principais sintomas incluem:
- Cefaleia;
- Taquicardia;
- Cólica;
- Visão turva;
- Suor excessivo;
- Tontura;
- Sensação de fraqueza e desânimo;
- Queda da pressão arterial;
- Tremores;
- Náuseas e diarreia;
- Desmaio (em alguns casos).
Esses sintomas podem ocorrer logo após a refeição ou até três horas posteriores à ingestão de alimentos.
Há como evitar esse problema?
Antes de fazer a cirurgia, o paciente não tem como saber se irá apresentar a Síndrome de Dumping. Esse conhecimento se dará apenas após o procedimento, por meio da verificação prática de sua eventual sensibilidade quando ingerir alimentos com grandes concentrações de gordura ou carboidratos refinados. Desse modo, como ação preventiva para esse e outros problemas, está seguir à risca as orientações e a dieta recebida no pós-cirurgia.
Outra informação importante é que essa doença não apresenta cura. Portanto, ao desenvolvê-la, será preciso aprender a conviver com ela, evitando a manifestação de seus sintomas. A boa notícia é que isso não é difícil.
A principal recomendação é manter o acompanhamento médico transdisciplinar pós-cirurgia, a fim de detectar problemas como esse e obter a melhor estratégia para tratar seus sintomas.
Ainda, evitar alimentos gordurosos ou doces e aumentar o consumo de proteínas também é uma tática viável – e que apresenta o benefício adicional de ajudar a manter o peso e a saúde em dia.
Outras ações que podem ser recomendadas pelo médico são fracionar as refeições em menores volumes e em mais vezes ao dia, fazer suplementação de módulos de fibras, evitar a ingestão de líquidos enquanto come, mastigar bem os alimentos, entre outras.
E então, ficou mais claro para você o que é e como lidar com a Síndrome de Dumping? Para saber mais sobre temas importantes sobre saúde, bem-estar e procedimentos cirúrgicos, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!
Respostas de 9
Olá, bom dia.
Eu fiz a Bypass no dia 01/03, e nunca havia passado mal, porém ontem com 2 horas após o meu café da manhã, que foram café com leite desnatado sem açúcar ou adoçante, e uma fatia de pão de forma com Cream Cheese eu tive um desmaio.
Estava muito bem, ativa, conversando normalmente com as pessoas, não senti nenhum enjoo, nenhum mal estar, e de repente desmaiei.
Isso foi um Dumping? O que pode ter acontecido?
Olá, Karina!
É necessário agendar uma consulta com a nutricionista da sua equipe transdisciplinar para avaliar os sintomas e alimentação.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Estou c o balão qndo fez um mês desmaiei na praia estava 30 graus e eu ainda vomito emagreci 11kg em 1 mês, será que é o domingo? E neste um mês vomito a 1 mês.
Olá, Adriana!
É necessária uma avaliação para orienta-la, recomendamos que marque um retorno com a sua equipe.
Fique atento aos possíveis sintomas do Dumping e leve-os para a nutricionista, ela irá te auxiliar da melhor forma para você.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Olá, tive dumping e queda de pressão seguida de desmaio, fui levada ao hospital e meu exame de sangue e tomo deram td ok. Percebi que o melhor no meu caso é realmente evitar de comer algo doce sozinho, conforme sua informação anterior. Eu sempre tive pressão baixa, e uma das vezes q tive dumping eu desmaiei sem ao menos ter calafrios como outras vezes anteriores. Estou convivendo com a minha nova realidade após a bariátrica.
Ontem foi fazer a matrícula da minha bebe na escola e do nada comecei a ficar com as pernas bambas , fraca pálida e com a visão turva.
Com sensação de desmaio quando sentei e tomei agua foi melhorando.
Pergunta isso será que foi um dampung .
E em seguida quando foi retornando percebi que tinha evacuado nas calça.
Precisa ser investigado pela equipe. Entre em contato que estamos à disposição em ajudá-la.
Por que algumas pessoas NÃO apresentam o dumping mesmo comendo alimentos gordurosos ou com açúcar???
Porque a Símdrome de Dumping é uma resposta orgânica que está relacionada com, além do alimento ingerido:
*o tempo que você estava em jejum antes de comê-lo
*o teor de fibra do alimento
*a presença de proteína ingerida na mesma refeição
Por exemplo: o risco de dumping pode ser menor se comermos um brigadeiro logo após o almoço do que se o ingerirmos sozinho, 4 horas depois da refeição.