Na cirurgia de redução de estômago, diversos profissionais integram a equipe transdisciplinar responsável pelo paciente e o endocrinologista é um deles. Por isso, descubra o papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica.
Afinal, qual é o papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é uma aliada no emagrecimento saudável e no combate à obesidade e doenças metabólicas e, segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no Brasil foram realizadas mais de 100 mil cirurgias desse tipo somente na rede privada de saúde durante o ano de 2017.
Um dos profissionais que acompanham esses pacientes que realizaram a bariátrica é o endocrinologista, que tem como papel avaliar se o paciente está apto e compensado para a cirurgia sob o ponto de vista metabólico e hormonal (curva de peso, perfil glicêmico, hormônios tireoidianos, sexuais e de crescimento e outros).
Ou seja, o endocrinologista é responsável por acompanhar o paciente em todas as fases operatórias a fim de garantir que o procedimento seja realizado em um paciente bem monitorado e controlado, aumentando assim as possibilidades de uma cirurgia mais eficiente e com bons resultados.
Papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica – antes do procedimento
Atualmente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) define algumas regras para realizar a cirurgia de redução de estomago, uma delas é o IMC (Índice de Massa Corpórea). A cirurgia pode ser indicada para pessoas com IMC acima de 40kg/m2. E também para pessoas com IMC acima de 35kg/m2, portadores de comorbidades (presença de duas ou mais doenças relacionadas a obesidade que possam levar a morte).
No pré-operatório, o endocrinologista faz a avaliação clínica do paciente, avaliando o controle das comorbidades associadas e verificando se ele está apto ou não para a intervenção cirúrgica.
Através da análise de alguns exames como glicemia, hemoglobina a1c, peptídeo C, insulina, TSH, T4 livre, perfil lipídico, hemograma, vitamina B12, sorologias, função renal e hepática entre outros, o especialista pode auxiliar a equipe transdisciplinar ao definir o momento mais seguro de submeter o paciente à cirurgia bariátrica.
De forma prática, é o endocrinologista que, em pré-operatório, atua diretamente no:
- Controle do diabetes, do colesterol e triglicérides altos;
- Problemas na tireoide;
- Alterações na glândula suprarrenal;
- Alterações na hipófise;
- Verifica a presença de distúrbios endócrinos, como deficiência hormonal, níveis de hormônios em excesso, de tumores nas glândulas endócrinas;
- Realiza o diagnóstico e controle de hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Papel do endocrinologista – depois do procedimento
O pós-operatório é uma das etapas mais longas e difíceis para o paciente pois há um desgaste emocional e físico muito grande. E o papel do endocrinologista na cirurgia bariátrica e da equipe transdisciplinar é orientar, apoiar e ser um agente facilitador ao paciente para que assim o resultado do procedimento seja positivo.
Algumas das atribuições do endocrinologista após a realização da cirurgia bariátrica:
- Orientar e ajustar os medicamentos necessários no pós-operatório;
- Analisar de perto mudanças no metabolismo do paciente;
- Auxiliar no controle do peso;
- Solicitar exames de glicemia, colesterol e hormonais.
- Monitorar a remissão ou melhora de doenças metabólicas como o diabetes
Assim, os esforços devem ser direcionados desde o pré-operatório no sentido de prevenir as complicações precoces e tardias, sendo principal fator de sucesso a adesão ao seguimento vitalício, o que pode ser melhorado com uma equipe transdisciplinar coesa.
Quer saber mais sobre a preparação para a Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!
Respostas de 21
Boa noite, com quantos dias pôs bariátrica, devo me consultar com um endocrinologista para ajustar meus medicamentos de glicose , pressão e triglicerídeos.?
Olá Marcia, o ideal é ir após 15 dias.
Estou na finalização com exames e laudos autorizados para fazer a bariatrica mas estou com nódulo na tireoide isso impedira de fazer a bariatrica?
Olá, Jaqueline.
Recomendamos que aguarde a consulta com a equipe transdisciplinar para avaliar o caso.
Atenciosamente,
Equipe de comunicação
Estou com todos exames prontos de pré operatório, só falta passar pela endocrino. Tô com a bactéria HPilory,tô com a pressão alta e tenho pedras na vesícula.isso é impedimento pra cirurgia?
Olá, Cássia!
É necessária uma avaliação com a sua equipe.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Oi meu nome e Julia tenho 87 kilos altura 1.640tenho diabetes tipo 2a mais de 17 anos com índice imc de 32 fiquei sabendo q dês de 2022 foi liberado para diabetes tipo 2 pra quem tem o índice acima de 30 pode fazer a baliatrica
Olá, Julia. Tudo bem?
Recomendamos que realize uma avaliação com um de nossos profissionais para ter a indicação do procedimento ideal para você.
Você pode nos contatar por telefone: 11 3046-9393 ou pelo WhatsApp clicando neste link: https://materiais.sallet.com.br/iniciar-conversa-whatsapp
Ficamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Gostaria de pegar um laudo com um endocrinologista para fazer barriatrica,e depois fazer acompanhamento pós cirúrgico por favor entrar em contato comigo no email abaixo.obrigado.
Boa tarde, Eva.
Tudo bom?
Para atendimento no Instituto de Medicina Sallet, não há necessidade de encaminhamento do endocrinologista (a depender o seu plano de saúde).
Dispomos de uma equipe transdisciplinar completa para acompanhamento seu acompanhamento no pré e pós operatório.
Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Olá meu nome é Simone Sampaio recentemente fui ao endocrinologista do meu plano e pedi para que ele me avaliasse para uma possível bariátrica pois estou com o meu imc em 42 ,sou asmática e sinto muitas dores devido ao peso.A profissional em questão alegou que não podia nem cogitar a possibilidade de uma avaliação para a bariátrica pois era contra as normas do plano pq eu tenho apenas 7 meses de plano.
Olá, Simone!
Para mais informações sobre normas de convênio, você deve procurar pelo próprio suporto disponibilizado pelo mesmo.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Como faço para conseguir um laudo para cirurgia bariatrica?
Olá, Ligiana!
Tudo bem?
Agradecemos o seu contato.
Para ser indicada para cirurgia Bariátrica é necessário passar por avaliação médica.
Caso tenha interesse, agende conosco pelo numero (11) 3046-9393.
Aguardamos o seu contato.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação.
Olá, gostaria de saber, se pelo SUS, o endocrinologista pode negar a minha cirurgia bariátrica mesmo eu tendo diabete, tomando remédio de pressão e com imc acima de 40, estou pesando 124 kg! E dei inicio a meu tratamento contra a obesidade, pelo sus.
Olá, Larissa! É necessário ser avaliada pela nossa equipe para que seja apresentado a melhor indicação. Entre em contato conosco. Teremos o prazer em recebê-la.
Isso é muito importante para mim
Eu Sheila Fonseca do Carmo tenho 1.60 e peso 90 kg estou insatisfeita com o meu peso gostaria de saber se o convênio cobre a cirurgia bariátrica meu convênio é a intermédica notredame desde já agradeço
Sou Sheila tenho 1.60 Peso 90 Kg gostaria de saber se o convênio cobre à cirurgia bariátrica? Convênio Notredame intermédica
OLÁ , MEU NOME É ANA PAULA E GOSTARIA DE SABER SE A CIRURGIA BARIATRICA ESTÁ INDICADA PARA QUE TEM DIABETES TIPO 2 ?
Tenho 45 anos, peso 83 kilos,1,63 e meus niveis glicemicos sempre estão entre 350 a 400, tenho hipotiroidismo e agora com neuropatia diabetica.Desde ja agradeço e aguardo uma resposta.
gostei da publicação , instituto Sallet toda a equipe estão de parabens .