A cirurgia bariátrica possibilita uma série de benefícios e ganhos na estética, autoestima e saúde dos pacientes submetidos ao procedimento. No entanto, para que tudo isso seja percebido da melhor forma e de modo consistente, é preciso respeitar o período pós-cirúrgico e estar disposto a fazer uma série de mudanças na vida.
É claro que você não precisa – nem deve – fazer isso sozinho. Afinal, o acompanhamento médico tem papel fundamental para a manutenção dos benefícios da cirurgia no médio e longo prazo.
No artigo de hoje, compreenda melhor como é a relação com a equipe de profissionais após a cirurgia bariátrica. Acompanhe, a seguir.
Afinal, como é o acompanhamento após a cirurgia bariátrica?
O acompanhamento após a cirurgia bariátrica deve ser prestado por uma equipe médica formada por especialistas de diferentes áreas. Afinal, o paciente necessita de suporte e de orientações abrangentes nessa fase tão significativa e delicada de recuperação e consolidação dos resultados cirúrgicos.
Esse atendimento é prestado por diferentes profissionais. Entre eles, cirurgiões, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e preparadores físicos para contemplar todas as esferas responsáveis pela recuperação rápida e segura do paciente.
Esse acompanhamento também é importante para minimizar eventuais efeitos colaterais. Muitos desses problemas podem ser evitados ou reduzidos por meio do apoio especializado, como é o caso da anemia e dos distúrbios metabólicos.
A avaliação contínua dos profissionais permite, ainda, identificar sinais de deficiência de vitaminas e perda de massa óssea, realizar o acompanhamento hormonal e das oscilações do peso.
Ainda, é momento de avaliar como está a aderência e a motivação do paciente com seu novo estilo de vida, incluindo hábitos alimentares e práticas de exercícios físicos. Ajustes nas prescrições podem ser feitos para otimizar resultados.
Qual é a importância do atendimento pós-cirurgia para os resultados no longo prazo?
O acompanhamento prestado por uma equipe transdisciplinar no pré-operatório funciona para conhecer as características e necessidades do paciente, bem como para prepará-lo para as mudanças que ocorrerão.
Já após a cirurgia bariátrica, esse atendimento especializado tem como principal objetivo ajudar o paciente a seguir todos os cuidados e as recomendações necessários para que os resultados obtidos com a cirurgia sejam duradouros.
Por isso, esse processo é feito por um longo prazo e envolve dinâmicas de grupo e avaliações individuais. Na verdade, pode-se dizer que os pacientes não têm alta, já que as mudanças deverão perdurar ao longo de sua vida.
A frequência do acompanhamento médico reduz com o passar do tempo, mas ele é constante, afinal, os pacientes podem carecer de atendimento nutricional e psicológico por muito tempo.
Embora a cirurgia bariátrica tenha se popularizado nos últimos anos como uma solução para a perda de peso e para o combate das doenças associadas à obesidade, muitas pessoas que pensam em realizar o procedimento, não conhecem a necessidade da preparação, tampouco do acompanhamento médico pós-cirúrgico.
Essa fase demanda cuidados e mudanças para lidar da melhor maneira possível com os efeitos e sintomas adversos, tornar implicações menos agressivas e manter os resultados obtidos, preservando sua saúde e sua autoestima.
Quer saber mais sobre os cuidados necessários para fazer uma cirurgia bariátrica? Então, baixe gratuitamente nosso e-book.
Respostas de 6
O acompanhamento é para toda vida. No primeiro ano as consultas são mais frequentes, mas após 1 ano, é recomendável, ao menos, 1 consulta com a equipe para acompanhamento.
Posso marcar consulta por aqui?
Vcs atende plano amil 200
É muito eficiente este acompanhamento,para mim,pois me sinto segura,mantendo sempre meus exames atualizado.