Apesar de as cirurgias de redução de estômago serem grandes aliadas para a perda de peso em obesos, os hábitos alimentares têm ligação direta com a saúde e peso corporal. O fast food é considerado um hábito nocivo para quem deseja ter um emagrecimento saudável.
O fast food contribui para o aumento da obesidade segundo pesquisadores. Esse tipo de alimentação também é relacionado a doenças graves como câncer. Uma pesquisa realizada na França pela Université Sorbonne Paris Cité constatou que pessoas que introduziram fast food em sua rotina tiveram um crescimento de 12% do risco de câncer, sobretudo de mama.
Assim, conheça os malefícios das comidas prontas e como fazer substituições mais saudáveis.
Fast Food – vilão do emagrecimento saudável
Com a correria diária e as inúmeras opções de alimentos rápidos, suculentos e pouco saudáveis, a rotina alimentar é facilmente desbalanceada. O fast food acaba sendo uma opção, mas geralmente não é uma boa escolha para quem deseja um emagrecimento saudável. Essas refeições podem conter diversos condimentos, excesso de gordura, sódio e carboidratos simples, que minam qualquer rotina alimentar saudável.
E não é somente o emagrecimento que o fast food prejudica. Ele também pode contribuir para o aparecimento de algumas doenças além do câncer, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alterado e obesidade.
A alimentação saudável deve fazer parte da sua rotina, afinal, é preciso promover uma mudança de hábito para ter mais qualidade de vida, saúde e diminuição do peso corporal.
Essa mudança é essencial para quem pensa em realizar a cirurgia de redução de estômago, pois mesmo que esse procedimento cirúrgico colabore para o emagrecimento saudável, o pós-operatório é fundamental para que essa cirurgia seja bem-sucedida em curto e longo prazo.
Ou seja, o paciente submetido a essa intervenção deve se alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas e evitar alimentos e substâncias nocivas ao corpo, como a alimentação fast food.
Dicas para uma rotina alimentar mais saudável
Criar uma rotina alimentar saudável é muito mais simples do que parece. Confira algumas dicas de como iniciar uma reeducação alimentar:
Procure um nutricionista
O primeiro passo na mudança alimentar é procurar um especialista para orientar o melhor tipo de dieta, conforme o seu metabolismo.
Assim, é possível montar cardápios, horários e uma rotina mais apropriada ao seu dia a dia, como atividades físicas, trabalho, estudos.
Prepare suas refeições
O hábito de preparar as próprias refeições aumenta o cuidado com os ingredientes e alimentos utilizados.
Com isso, é possível preparar com antecedência suas refeições, evitando deslizes na dieta por não ter nada preparo ao chegar do trabalho, escola, academia e até nos momentos de lazer com a família.
Além disso, é possível levar as refeições durante o dia a dia, evitando comer fora.
Substitua alimentos
A substituição de alimentos é uma ótima opção para quem deseja parar de consumir fast food. Assim, ao invés de consumir refeições com excesso de carboidratos simples, gorduras, sódio e açúcar refinado, dê preferência para verduras, legumes, frutas e fontes de proteínas saudáveis, como carnes magras.
Elimine também os refrigerantes e sucos artificiais. Consuma sucos naturais e muita água.
Essas orientações são válidas para todas as pessoas, sobretudo aquelas submetidas a uma cirurgia de redução de estômago, que devem levar uma rotina saudável por toda a vida.
Gostou de entender por que o fast food prejudica a busca de um emagrecimento saudável? Então aproveite mais dicas como essa e siga nosso canal no Youtube!