A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é uma cirurgia de redução do estômago que é realizada com uma técnica moderna, menos invasiva e mais confortável para o paciente.
Nesta cirurgia, o médico realiza de 3 a 5 pequenos ‘furinhos’ no abdômen e introduz os instrumentos necessários colocando inclusive uma microcâmera ligada a um monitor que permite a visualização do estômago e a realização da cirurgia.
Principais vantagens
Esse procedimento tem vantagens como recuperação mais rápida e menor risco de infecção do que a cirurgia em que o abdômen é cortado. A cicatrização dos tecidos ocorre mais rapidamente e a pessoa consegue se movimentar melhor do que na cirurgia aberta.
Quem pode fazer
A cirurgia bariátrica é indicada para os indivíduos obesos que tenham o IMC igual ou maior que 40. No entanto, mesmo após a cirurgia é necessário seguir uma dieta e praticar exercícios físicos para retirar todo o excesso de gordura do corpo.
Existem 4 modalidades diferentes desta cirurgia: a banda gástrica; bypass gástrico; duodenal switch e gastrectomia vertical. Saiba mais detalhes em: Cirurgia bariátrica.
O que comer depois da cirurgia
Como depois da cirurgia bariátrica o estômago fica mais reduzido é necessário fazer uma dieta líquida durante cerca de 15 dias, uma dieta pastosa por cerca de um mês e só em seguida se pode fazer uma alimentação sólida.
Um nutricionista poderá indicar exatamente o que poderá comer para se recuperar mais rápido da cirurgia, até pode se alimentar normalmente. Por vezes, pode ser necessário fazer suplementação adequada que é indicada pelo médico ou nutricionista. Para saber mais sobre a alimentação veja: Alimentação após cirurgia bariátrica.
Fonte: Portal Tua Saúde
Respostas de 4
Bom dia.
Gostaria de saber sobre valores e o que o convenio Notredame Intermedica cobre.
Bom dia, Fernanda! Tudo bem? Atendemos à partir do Advance 600!
Saber mais valores e consulta bypass gástrico
Olá! Entre em contato pela nossa central de antedimento: 11 3046-9393.