English Portuguese Spanish

 

English Portuguese Spanish

Últimos artigos

Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

De modo geral, as cirurgias são recursos importantes ou mesmo únicos para resolver determinados problemas de saúde mais agravados e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes. No entanto, elas também podem trazer algumas consequências e, por isso, é necessário estar atento às recomendações médicas. Um efeito colateral bastante comum, por exemplo, é a queda de cabelo após cirurgia bariátrica.

Neste artigo, compreenda melhor o que leva à queda de cabelo e veja dicas do que pode ser feito para lidar com essa situação. Acompanhe a seguir.

Por que aumenta a queda de cabelo após cirurgia bariátrica?

Antes de mais nada, é importante lembrar de que a cirurgia bariátrica não é meramente um procedimento estético, mas médico, sendo recomendado à pacientes com IMC elevado e risco de doenças relacionadas à obesidade.

Sendo assim, por se tratar de um processo invasivo, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois da cirurgia, seguindo todas as orientações médicas para se minimizar ao máximo eventuais efeitos adversos – incluindo a perda excessiva de cabelo.

A queda de cabelo após cirurgia bariátrica ocorre em cerca de 30% a 50% dos pacientes. Pode-se dizer que esse problema é multifatorial, podendo acontecer devido a causas de natureza endocrinológica, infecciosa, medicamentosa, traumática, seborreica ou nutricional. Sendo que, no caso de pacientes bariátricos, a causa nutricional apresenta relação mais próxima. 

Esse processo, naturalmente, pode acontecer devido ao eflúvio telógeno, uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária dos fios de cabelo. Essa mesma condição também é observada em outras situações, como no pós-parto, nas pneumonias e em pessoas com estresse elevado.

Ainda assim, o distúrbio nutricional, devido a dietas muito restritivas, é considerado um fator extremamente prejudicial.

Levando em consideração que as vitaminas e minerais são os principais componentes para que o organismo funcione corretamente, quando o corpo recebe menores quantidades do que o necessário, é comum sentir diferenças, e o cabelo é um dos primeiros a demonstrar essa carência.

Desse modo, a cirurgia bariátrica é segura e eficaz, mas pode causar novos problemas clínicos e está associada a necessidades diagnósticas, preventivas e terapêuticas específicas.

Por isso, contar com o apoio de uma equipe transdisciplinar e seguir rigorosamente suas recomendações é fundamental para o sucesso da cirurgia, perda e manutenção do peso ideal, além de evitar ou diminuir possíveis efeitos colaterais.

Como evitar a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica

Para lidar e evitar um agravo do problema, há algumas práticas importantes a serem adotadas. Entre elas, estão:

  1. instruções médicas: o pós-operatório é tão importante quanto a própria cirurgia para se manter os efeitos do procedimento. Lembre-se de que cada organismo é único, então siga as instruções da sua equipe para contar com os benefícios da bariátrica e para não ter de lidar com outros problemas decorrentes;
  2. alimentação balanceada: depois da cirurgia bariátrica, é necessário adotar novos hábitos e o principal deles é uma dieta balanceada;
  3. exercícios físicos: manter o corpo em movimento é necessário para um bom funcionamento, saúde e bem-estar;
  4. suplementação: em alguns casos, é necessário realizar a suplementação de micronutrientes como biotina, sulfato ferroso e zinco;
  5. uso contínuo: geralmente é indicado o uso contínuo de polivitamínico e polimineral.

Por fim, é importante compreender que é indispensável realizar a vigilância periódica das deficiências nutricionais e suas correções para evitar a queda de cabelo após cirurgia bariátrica e outros problemas.

Para saber mais sobre essa e outras questões importantes, baixe nosso Guia de pós-operatório de cirurgia bariátrica

31 respostas

  1. Tenho cirurgia bariátrica desde 2005, da qual me arrependo muito. Hoje em dia, para manter um bom peso, no meu caso 60kg para 1.65m preciso tomar muito cuidado com a alimentação e esportes, ou seja, perdi muito peso, sim, mas, percebi que o peso começa voltar aos poucos, perdi todo o cabelo, tenho um cabelo ralo e seco, muito feio e nada deu resultado nesses 18 anos. Procurem um nutricionista. Fujam!!

    1. Olá, Anne.

      A cirurgia bariátrica é uma parte do tratamento para a obesidade.

      Lembrando, sempre, que existe a necessidade da construção de novos hábitos para manter os resultados do procedimento.

      A queda de cabelo inerente ao procedimento se apresenta transitoriamente entre o 4º ao 6º mês de pós-operatório, após isso, pode estar relacionada à deficiências de vitaminas, que adequadamente suplementadas solucionam essa questão.

      Atividade física, planejamento alimentar, uso correto de vitaminas e o acompanhamento a longo prazo com toda a equipe transdisciplinar são indispensáveis para o sucesso e manutenção do peso à longo prazo.

      Ficamos à disposição para uma avaliação clínica.

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação

  2. Meu nome é Sandra virginia. Já estou no 7 meses de Bariatica . Meu cabelo caia muito qto tempo fica caído tomomo certinho a vitamina biufuld q o médico passou mas sinto q não cai mas como caia .mas eu não tomo o whey proteína todos os diastenho que tomar por causa dos cabelos.

    1. Olá, Sandra!
      Para identificar a causa da queda de cabelo, é necessária uma consulta com a nutricionista, que irá recomendar a melhor suplementação.

      Ficamos à disposição pelo telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

  3. Olá, o eu nome é Mónica, estou no 5º mês de cirurgia bariátrica, o meu cabelo está a cair muito mesmo e eu sinto-me triste e uma grande angústia, só choro, isto não pode ser normal, tinha um cabelo tão bonito e forte, gostaria de saber se alguma vez vai voltar ao que era 🙁 .
    Obrigada pela ajuda.
    Atentamente
    Mónica

    1. Olá, Mônica!
      Recomendamos que venha em uma consulta com uma de nossas nutricionistas, elas irão avaliar e indicar a melhor vitamina.

  4. Boa noite meu nome é Tânia Tavares realizei bariatrica em 2018. e meu cabelo começou a cair depois de 1 ano, já estou quase careca o que faço e qual o especialista devo procurar pra começar o tratamento urgente.

    1. Boa tarde, Tania.

      Tudo bom?

      Após 1 ano de cirurgia não é comum a queda de cabelo, por isso, possivelmente a senhora apresenta alguma deficiência de vitamina.

      Recomendo que agende uma consulta com o profissional que está te acompanhando para lhe indicar opções de suplementos para evitar queda de cabelo. Também é importante conversar com o médico dermatologista como o assunto para que possa ser avaliada de forma individualizada.

      Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

  5. Olá, irei completar 1 mês de cirurgia by pass, com 15 dias a minha nutricionista me receitou uma vitamina mastigável (Quelatus Bari), que por sinal é horrível, se manter a dose prescrita da vitamina, tem rico da queda de cabelo??

    1. Boa tarde, Letícia.

      Tudo bom?

      A queda de cabelo é bem comum após uma cirurgia bariátrica. Ela começa acontecer entre 3 e 6 meses após a cirurgia, pode ser consequência da rápida perda de peso e baixa ingestão calórica. O polivitamínico não causa queda de cabelo.

      Recomendo que agende uma consulta com o profissional que está te acompanhando para lhe indicar outras opções de polivitamínicos, uma vez que não teve boa aceitação com a Quelatus Bari. Além disso, converse também sobre uma possível prescrição de suplemento para evitar queda de cabelo.

      Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

  6. Boa noite fis a bariatrica ja tem 4 anos e meu cabelo cai mt esta mt ralinho tomo a vitamina centrum mulher 50 +e mesmo assim cai mt mt mt tomo a vitamina D 7000UI não sei más oque fs mim ajudem mim indiquem alguma vitamina que resolva parar de cair e que nasça novos fios onde não tem mais

    1. Bom dia, Edna.

      Tudo bom?

      A prescrição de vitaminas deve ser realizada após avaliação do seu estado clínico, o tratamento deve ser individualizado. Por isso, recomendamos que busque uma equipe especializada para que possa dar continuidade ao tratamento.

      Será importante que realize um exame de sangue para verificar os níveis de ferritina e ferro.

      Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393.

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

  7. Olá vou fazer a bariátrica e queria saber se ajuda tomar vitaminas para o cabelo antes da cirurgia pra evitar a queda ou não adianta e é melhor tomar depois mesmo ?
    Obrigada

    1. Boa tarde, Juliane!

      Tudo bom?

      Se você já apresenta queda de cabelo, seria sim interessante iniciar o tratamento prévio com avaliação e acompanhamento de um profissional especializado em dermatologia (tricologista).

      Caso não apresente essa condição, a suplementação antecipada pode ser feita de maneira preventiva, porém, a queda de cabelo vai ocorrer de qualquer forma entre o terceiro e o sexto mês após a cirurgia. Ressalto que é uma queda transitória e o cabelo volta a se renovar.

      Estamos disponíveis para maiores informações no telefone: (11) 3046-9393.

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

  8. Olá ,me chamo Ivonete! tô entrando no 3 mês de cirurgia bariátrica ,meu cabelo ta caindo é to com uma grande angústia, só choro tô bem deprimida isto não pode ser normal .

    1. Bom dia, Ivonete!

      Tudo bom?

      No período entre terceiro e sexto mês, é muito comum a queda de cabelo se intensificar, devido ao processo de emagrecimento. A avaliação é individualizada, portanto, é importante o acompanhamento com o profissional de saúde para revisar a suplementação e ingestão proteica da dieta.

      Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos e atendimento através do telefone: (11) 3046-9393.

      Atenciosamente,
      Equipe de Comunicação.

      1. Estou no nono mês pós bariatrica, perdi cerca de 40kg, meu emagrecimento ficou estagnado por um 4 meses, mas agora que entrei na academia voltei a perder. Pela minha altura 1,76 eu devia pesar no máximo uns 80kg, mas na avaliação física da academia meu peso ideal é 104kg. Estou com 126kg. Meu ferro está baixo desde antes da cirurgia, já tomei neutrofer de 300 duas vezes ao dia por 3 meses, parei em outubro, hoje está por volta de 59, no exame que fiz 27/dez. Meu cabelo não cai muito, mas quando passo a mão vem uns fios. Tomo minoxidil comprimido mas não está mais fazendo efeito, exceto pelo resto do corpo. Será que é o ferro? Está abaixo do ideal há mais de 1 ano, desde antes da cirurgia. Aumentou de 45 para 59 apenas, mesmo depois de 3 meses de tratamento. Será que preciso tomar endovenoso?

        1. Anderson, é necessário consultar um endocrinologista para realização de exames e avaliação correta. O profissional irá passar soluções para o seu caso.

    1. Silvia,

      Bom dia,

      A queda de cabelo considerada tolerável dentro do processo de emagrecimento ocorre de forma mais intensa entre o 3 e o 6 mês de pós operatório. Após esse período seguindo as condutas alimentares e suplementação adequadas a queda irá cessar.

      Att,
      Equipe de Comunicação

  9. Meu nome é Sandra tenho 28 dias cirurgia, Jay fiz com queda cabelo já tinha. Gostaria vdd saber se whey protein prejudica ? Faz cair mais cabelo,?

    1. Olá, Sandra!

      Como vai?

      Agradecemos o seu contato.

      Essa informação não é verídica. Whey protein não causa queda de cabelo.

      Havendo qualquer outra dúvida ou alguma necessidade, estamos inteiramente à disposição!

      Atenciosamente,

      Equipe de Comunicação.

  10. Sou paciente da clínica tem 4 meses que fez a cirurgia e meu cabelo está caindo muito , tomo vitamina passada pela dr e mesmo assim está caindo não sei oque fazer mas ….

    1. Olá, Zelia!

      Como vai?

      Agradecemos o seu contato.

      A queda de cabelo é esperada entre o terceiro e o sexto mês após a cirurgia.

      Verifique se está fazendo o consumo correto do whey protein. Caso você acredite que esteja sendo excessivo, sugerimos que entre em contato com o suporte nutricional.

      Atenciosamente,

      Equipe de comunicação.

    1. Olá, Hercilia!

      Como vai?

      Agradecemos o seu contato.

      Atendemos alguns convênios, sim.

      No link a seguir a senhora terá acesso a todos eles; https://sallet.com.br/convenios/

      Para entender melhor qual a cobertura de cada plano conosco, sugerimos que entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo numero (11) 3046-9393.

      Estamos inteiramente à disposição!

      Atenciosamente,

  11. Olá bom dia meu nome é Waldineia, com quase 5 meses de bariatrica é com queda de cabelo, na verdade me resta poucos fios ,é hoje vo fazer um um corte bem curto com maquininha, mas agora minha preocupação nem é mais estar sem cabelo mas sim se ele vai crescer de novo

    1. Olá, Waldineia!

      Como vai?

      Agradecemos o seu contato.

      É importante que a senhora busque pela equipe que está lhe acompanhando neste processo. Dessa maneira, a senhora recebera orientação médica adequada e especifica para o seu caso.

      De qualquer maneira, não se preocupe, a tendência é que os fios voltem a nascer!

      Atenciosamente,

      Equipe de Comunicação.

  12. Meu nome é Elaine, estou com 5 anos bariátrica e quase careca, uma queda muito violenta textura de cabelo queimado no fogo, tomo imecap Har mensalmente e Vitamina b12, pode me ajudar por favor
    Elaine

    1. Olá, Elaine!

      Tudo bem?

      Agradecemos o seu contato.

      Sugerimos que busque por avaliação presencial conosco para solicitarmos realização de exames, de maneira que possamos iniciar tratamento conduta personalizada.

      Atenciosamente,

      Equipe de Comunicação.

  13. Meu nome é Vanessa, estou indo para o 5 mês de cirurgia bariátrica e até o momento não apresentei queda de cabelo pós bariátrica. No 2 mês de cirurgia iniciei um medicamento prescrito pelo meu dermatologista, onde está sendo super efetivo: Pill Good, a textura do meu cabelo mudou bastante. Estou gostando muito do resultado. Meu cirurgião disse que a queda pode ser apresentada até o 6 mês pós operatório, mas graças ao Pill Good, não estou percebendo nada de queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Descubra a revolução em perda de peso:

Balão Gástrico Deglutível.

Calculadora de IMC