A cirurgia bariátrica promove uma significativa redução de tecido adiposo e, com isso, a pele perde elasticidade, torna-se flácida e causa situações incômodas como problemas posturais, dermatológicos e também estéticos. Saiba que é possível evitar a flacidez seguindo as orientações da equipe multidisciplinar.
Após a cirurgia bariátrica, muitos pacientes perdem tanto peso que acabam ficando com a pele flácida, já que ocorre, também, uma volumosa perda de tecido adiposo – um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza por armazenar gordura em células especializadas, denominadas adipócitos.
Acontece que, quando uma pessoa obesa elimina o excesso de gordura de forma acentuada – resultado de um procedimento bariátrico – a pele pode não apresentar a mesma elasticidade, podendo “despencar” sobre abdômen, costas, braços e pernas.
Após a cirurgia bariátrica todo o paciente tem flacidez?
A quantidade de pele flácida que um paciente poderá apresentar após o procedimento bariátrico é bastante variável e dependerá de diversos fatores.
Entre eles, o peso anterior, a idade do paciente, seu histórico de tabagismo e sua genética. Também pode depender do tipo de procedimento realizado. Cirurgias como Bypass Gástrico e Sleeve Gástrico promovem uma perda de excesso de peso média de 80% nos primeiros 18 meses, enquanto o Balão Gástrico ou a Gastroplastia Endoscópica, que promovem perda de peso de forma mais gradativa. Por isso, é possível afirmar que quanto mais rápido uma pessoa perde peso, mais excesso de pele como resultado do tratamento.
O excesso de pele pode levar a infecções e dermatites. A pele flácida cria dobras que são mais difíceis de limpar. Há situações nas quais o excesso de pele causa atrito que levam a escoriações e rachaduras na pele, abrindo caminho para infecções.
A flacidez não é apenas um problema estético
Mas é importante destacar que a cirurgia bariátrica é um procedimento médico e não estético, porém, essa é uma questão que vai muito além da aparência.
Há alguns problemas que podem ser causados pelo excesso ou pela flacidez da pele, tais como dificuldades posturais, dermatites, falta de apetite sexual, entre outros.
A obesidade é fator de risco para o agravamento de inúmeras doenças e prejudica não só a saúde e o bem-estar, mas a autoestima, auto aceitação e relacionamentos pessoais. A flacidez muscular depois de um processo de emagrecimento é um dos fatores que pode provocar prejuízos emocionais à imagem corporal de algumas pessoas. Por isso, o acompanhamento transdisciplinar que envolve psicólogos, preparadores físicos e nutricionistas, é tão importante! Há que lembrar, a propósito, que as cirurgias reparadoras estarão liberadas somente dois anos depois da cirurgia bariátrica.
Como evitar e minimizar o efeito da flacidez depois da cirurgia bariátrica?
Se você está apreensiva com a pele flácida após a cirurgia, seja por motivos de saúde ou porque está preocupada com a aparência, saiba que nem sempre será necessário recorrer à cirurgia reparadora. É importante saber que existem muitas maneiras de minimizar a flacidez após a bariátrica. Entre eles, podemos destacar:
Siga as recomendações da equipe transdisciplinar
Após a cirurgia bariátrica, a equipe transdisciplinar irá fazer indicações de mudanças importantes no estilo de vida do paciente para manter os resultados obtidos com o procedimento.
Isso envolve manter uma rotina nutricional equilibrada, que inclui a adequação do plano alimentar em cada fase do pós-operatório e o consumo de suplementos, fundamentais para o sucesso do tratamento. O consumo adequado de nutrientes e manutenção do plano alimentar podem ajudar a minimizar os efeitos da flacidez.
Perder gordura é ótimo, mas prevenir a perda muscular – e até mesmo construir novos músculos – pode ajudar a tonificar a pele e prevenir a flacidez.
Beba bastante água
A hidratação é fundamental para promover equilíbrio e estimular o bom funcionamento do organismo. O consumo de líquidos ajudará a manter sua pele mais saudável.
Pratique regularmente exercícios físicos
Os exercícios físicos, principalmente aqueles de resistência ou que utilizam pesos, ajudam a prevenir a flacidez da pele, pois ajudam na construção muscular e fortalecimento.
Lembre-se que a cirurgia bariátrica promove mudanças de hábitos e envolve, principalmente, plano alimentar balanceado e prática regular de exercícios físicos. Tomar essas duas atitudes irá ajudar a transformar sua mente e seu corpo.
Para saber mais sobre cirurgia bariátrica e todos os cuidados que devem ser tomados depois do procedimento cirúrgico, continue acompanhando o nosso blog ou baixe nossos materiais educativos.
Respostas de 8
Qual os valores de cada uma?
Qual a menos arriscada?
Entre em contato com a nossa equipe para marcar uma consulta, descobrir qual o melhor tratamento para o seu caso e saber valores.
Olá, tenho 23 anos! Peso 108 kls e tenho 1,64 de altura, quero fazer a bariátrica mas tenho medo em questão da flacidez, será que vou precisar da cirurgia reparadora??
Viviane, cada corpo reage diferente a perda de peso. No post damos dicas de como evitar a flacidez e, quando seguidas, ajudam muito no resultado. Tenha sempre em mente que ser saudável é um peso maior que a flacidez, considerando todos os benefícios que trás.
ola, tenho uma grande dúvida
eu tenho 23 anos e peso 114kg e tenho 1,63cm de altura, gostaria de saber se posso solicitar um pedido de bariátrica ou se corre o risco de mandarem q eu faça alguma dieta e exercícios, pq ja fiz isso mas smp engordo td dnv.. mt obrigada caso alguém responda.
Olá, Samira!
O ideal é passar por uma consulta de avaliação com um profissional, onde ele irá identificar o procedimento mais indicado para você.
Você pode nos contatar por telefone: 11 3046-9393 ou pelo WhatsApp clicando neste link: https://materiais.sallet.com.br/iniciar-conversa-whatsapp
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
pretendo fazer a bariatrica mas tenho medo da flacidez do gluten
Olá, Elizangela!
A quantidade de pele flácida que um paciente poderá apresentar após o procedimento bariátrico é bastante variável e dependerá de diversos fatores, como: o peso anterior, idade, genética e histórico com o tabagismo. Também, é importante seguir as recomendações da equipe multidisciplinar.
Para tirar mais dúvidas sobre, você pode realizar a consulta de avaliação com um de nossos profissionais, ele irá indicar o melhor procedimento e poderá tirar suas dúvidas a respeito.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação