Moda nas redes sociais, injeções para emagrecer podem trazer sérios efeitos colaterais; entenda como elas agem no organismo.
Ozempic e Saxenda. Se você está há algum tempo em busca do peso ideal, com certeza, já deve ter ouvido estes nomes comerciais. As famosas “injeções para emagrecer” vêm sendo amplamente divulgadas em redes sociais, grupos de WhatsApp e prometem emagrecimento rápido e sem esforço. As injeções podem ser encontradas com certa facilidade em farmácias e sites de venda de produtos cosméticos e cuidados corporais. Originalmente desenvolvidas para controle de glicemia em pacientes diabéticos, as injeções são comumente encontradas em clínicas de emagrecimento, visto que o “efeito colateral” da redução das taxas de açúcar no sangue é a perda de peso. Além da possibilidade de aplicação em clínicas, as injeções também podem ser ministradas em casa, pelo próprio paciente.
Muitas pessoas começam a aplicar as injeções para emagrecer após serem convencidas por amigos ou por meio de relatos divulgados nas redes sociais. O que muita gente já sabe, mas faz questão de não se lembrar, é que o uso de qualquer substância farmacológica sem acompanhamento médico pode trazer sérios riscos à saúde.
A seguir, vamos entender o que são e como funcionam as injeções para emagrecer, além dos efeitos colaterais do uso deste tipo de medicamento sem acompanhamento médico. Boa leitura!
O que são e como funcionam as injeções para emagrecer?
Tanto a semaglutida (princípio ativo do Ozempic), como a liraglutida (Saxenda) trabalham de forma similar ao GLP 1, ou seja, promovem a saciedade, reduzem os níveis de açúcar no sangue e desaceleram o esvaziamento gástrico.
Ao restaurar no organismo a primeira fase da secreção da insulina, qualquer um destes princípios ativos diminui a resistência insulínica e o indivíduo acaba emagrecendo. A perda de peso, neste caso, é uma consequência de um medicamento que foi criado com o objetivo de controlar os elevados níveis de açúcar no sangue, muitas vezes provocado pelo consumo excessivo de carboidratos, como doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados.
Para o controle da glicemia, a semaglutida deve ser usada uma vez na semana, enquanto a indicação da liraglutida é de uso diário. Cabe destacar que ambas as drogas, embora possam ser compradas em farmácias comuns, necessitam de receita médica. Ao controlar os níveis de açúcar no sangue, espera-se que o Ozempic promova uma redução de peso em cerca de 12%, enquanto a Saxenda, permite perder de 5% a 10% do volume corporal.
Efeitos colaterais (e prejudiciais) do uso indiscriminado das injeções para emagrecer
Assim como qualquer outro medicamento utilizado de forma não indicada, as injeções para emagrecer também podem trazer sérios riscos à saúde. Fazer uso das injeções para emagrecer sem a correta prescrição de um médico pode causar efeitos adversos como:
- Náuseas;
- Vômito;
- Diarreia ou constipação;
- Tontura;
- Problemas no estômago e intestino;
- Dor acima do estômago;
- Flatulência;
- Azia;
- Fraqueza e/ou cansaço;
- Paladar alterado;
- Insônia;
- Cálculos na vesícula biliar.
Injeções para emagrecer somente com prescrição médica
Apesar das injeções para emagrecer serem facilmente encontradas em algumas clínicas de emagrecimento, é importante ressaltar que a sua utilização deve ser feita apenas por pacientes diabéticos e com prescrição médica.
Cabe frisar que estas drogas foram criadas com a finalidade de controlar a glicemia e não para o emagrecimento.
Sabemos que perder aqueles quilinhos a mais não é uma tarefa fácil. É preciso trocar a alimentação tradicional por uma mais saudável, praticar exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono e reduzir o estresse. Todas essas ações juntas contribuem para a perda de peso e para a melhora do condicionamento físico.
Injeções para emagrecer, usadas de forma indiscriminada, não trarão o efeito desejado no longo prazo. Antes de tomar qualquer iniciativa por impulso ou influência de amigos ou conhecidos, agende a sua avaliação e converse com nossos especialistas!
Respostas de 23
Sou pré diabética tomo glifagem de 500 mg 2 x ao dia.Tambem preciso emagrecer,se perder 7 quilos já está bom.Faço low carb e durante a semana não bebo cerveja, só no sábado ou no domingo.Porem eu não consigo mais emagrecer,tbm faço jejum de 12,14 hs todo dia.Meu peso está em 80 quilos, tenho 62 anos e meu metabolismo é muito lento mesmo, já não tenho hormônios nenhum.Meu caso indica o ozempik?????? lili_ralbuque@hotmail.com
Liliane, o ideal é que você procure um especialista e realize uma avaliação do seu caso!
Ola.. o instituto de vcs faz essas avaliações e indicam como e a quantidade a ser usada…
Sim, nossos especialistas irão indicar o melhor tratamento para você, seja tratamento clínico ou cirúrgico.
Qual medico faz essa prescrição? Nutrologo ou Endocrinologista?
Olá, Tiziana!
É necessária uma avaliação com o endocrinologista junto a uma equipe.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
claudair.
Eu queria saber se é eficaz.
É relativo, depende de qual tratamento é o mais indicado para você, por isso é importante consultar um especialista para ele avaliar o seu caso.
Gostaria de saber se quem faz tratamento com antidepressivo pode fazer igual a injeção omzepic, pois quero muito fazer porque estou engordando demais com estes remédios.
Cristiane, o ideal é que você procure um especialista para fazer avaliação. Caso precise, pode contar com a nossa equipe!
Olá boa noite tudo bem então eu tô fazendo um acompanhamento com a minha e endocrinoligia..e ela mim falou sobre esa injeção pra mim tomar..eu já fiz a bariatrica mas preciso emagrecer mais..q vcs acha e bom fazer o uso dessa injeção…
Olá, Roseli!
O ideal é seguir as recomendações do médico de confiança. Caso a cirurgia seja recente, recomendamos que converse com a sua equipe transdisciplinar para ajustar expectativas.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Qual o valor e quanto tempo de uso pra perder 10kilos
Olá, Creidiochelly!
Para definir o tratamento, é necessária uma avaliação com endocrinologista, que irá indicar o melhor tratamento através de exames e estilo de vida.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Sou pré diabetes e tenho arritmia cardíaca controlada posso tomar essa injeção? Queria perder uns 10k
Olá, Aline! Tudo bem?
É necessária uma avaliação criteriosa com um profissional para analisar a sua rotina, comorbidades e a indicação do melhor procedimento para você.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Comprei hj a ozempic por 1.062,00 sou bariátrica e faço tratamento ara o reganho de peso.
Bom dia eu fiz o procedimento bariatrica sllef falam que ele é mais demorado na perda de peso será eu usar essa injeção consigo perder peso mais rápido e chego na minha meta
Olá, Rute.
É necessário a avaliação e acompanhamento da equipe transdisciplinar (nutricionista, psicóloga, endocrinologista, cirurgião) da sua cirurgia bariátrica.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Eu tenho muita dificuldade para emagrecer.
Tenho Tireóide, tenho intolerância a glúten e a lactose
Para a minha perda de peso , vcs recomendo tomar ozempic ?
Olá, Elidinalva!
Recomendamos que agende uma consulta com um endocrinologista para uma avaliação e ter a indicação do melhor tratamento para você.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação
Preciso emagrecer 20k . Sempre pesei 60a 65 k . Tenho 1,60m.Fiz 2 cirurgias de quadril em 2 anos . Juntou a pandemia , eu parada em cadeira de rodas , engordei … 85 k. Comecei com Ozempic receitado por meu endócrino em Setembro , estou pesando 80k . Preciso perder 20k. A perda é assim lenta ? Não como doces nem fritura , nem carne , só peixe .
Não sou diabética . Não tenho colesterol nem triglicérides altos . Saúde ótima . Como faço pra emagrecer mais rápido ?
Olá, Neusa!
O ideal é manter o acompanhamento com o endocrinologista e com uma nutricionista, que irá montar um plano alimentar para você, identificando possíveis melhorias e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe de Comunicação